Francisco Amaral renuncia ao mandato e Castro Marim terá eleições intercalares

0
314

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, vai levar a reunião de câmara extraordinária, na próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 12h00, a sua renúncia ao mandato. Da mesma forma o farão todos os elementos da lista da coligação PPD PSD / CDS-PP da câmara municipal de Castro Marim.

A partir desse dia, na próxima quinta-feira, e até à tomada de posse de um novo executivo, a Câmara Municipal de Castro Marim será gerida por uma comissão administrativa constituída automaticamente após a renúncia e nomeada depois pelo ministro da Administração Interna.

O atual executivo é composto por dois vereadores eleitos pela lista do PSD/CDS PP, onde se incluiu o presidente, e a oposição em maioria com dois elementos do PS e um do movimento independente Castro Marim Primeiro (CM1). O autarca Francisco Amaral justifica a sua decisão pelo “boicote sucessivo e constante” por parte da oposição maioritária (PS e CM1). A conjuntura tornou-se “insustentável”, continua o presidente, referindo que “não há, no país, um presidente de câmara com menos competências que eu, nem me deram competências para licenciar um baile e as reuniões de câmara, que passaram a semanais, têm sido um espetáculo degradante e não dignificante para Castro Marim, que dura mais de 4 ou 5 horas e tem provocado uma saturação dos serviços municipais e a fragilização dos funcionários”.

Uma resolução difícil mas tomada com a consciência de que a única solução viável e que pode servir verdadeiramente os interesses de Castro Marim são as eleições intercalares, afirma o atual presidente, lembrando a reprovação de medidas tão importantes para o concelho como a Unidade Móvel de Saúde, que esteve parada mais de 6 meses, e a do projeto da Praia Fluvial de Odeleite, que colocou em risco o já garantido financiamento comunitário.

As novas eleições autárquicas serão convocadas pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.