40 confrarias gastronómicas vêm até VRSA

0
44

No âmbito do VI Capítulo da Confraria do Atum, de Vila Real de Santo António, virão até esta cidade quatro dezenas de confrarias de norte a sul do país, bem como alé-fronteiras: Espanha e Bélgica. “Espera-se que este seja um dos seus maiores capítulos e venha a reunir perto de 40 confrarias, a que se irão juntar a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e o Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (Ceuco)”, diz a organização em comunicado.
Na cerimíonia haverá também lugar para a entronização de novos membros.

“Assegurando a sua dimensão internacional, este ano a iniciativa irá ter lugar na cidade vizinha de Ayamonte (Espanha), fortalecendo assim os laços desta confraria com as suas congéneres espanholas, sendo o Rio Guadiana e as tradições conserveiras e culinárias alguns dos principais elos de ligação”, pode ler-se no comunicado oficial da câmara municipal de VRSA que apoia o evento.

Este é um evento integrado no calendário da Eurocidade do Guadiana, entidade que une os territórios de VRSA, Castro Marim e Ayamonte e potencia a partilha cultural, económica e desportiva dos três municípios.

Antes dos atos capitulares, a reunião contempla dois momentos públicos: uma receção no Ayuntamiento de Ayamonte, às 10h30 (hora espanhola), bem como um desfile das confrarias participantes até à Casa Grande, acompanhadas pela Banda Filarmónica.

O cortejo dará a conhecer os tons amarelos e azuis fortes dos trajes da confraria vila-realense, cores que evocam as fardas tradicionais dos operários das muitas fábricas de conservas que existiram na cidade do Guadiana.

A Confraria do Atum tem como missão levar mais longe a história do atum e da indústria conserveira, episódios que marcaram gerações em VRSA e estão ainda hoje presentes em muitos dos pratos típicos da cidade ou nos hábitos alimentares dos vila-realenses.

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.