Peregrino Algarvio a caminho… de novas superações

0
284

Com o início de um novo ano, surgem novas superações para enfrentar. Muitas das vezes, algumas dessas superações são por nós estabelecidas definindo objetivos a alcançar, porém, outras são impostas involuntariamente à nossa vontade, por meio de situações imprevistas. No entanto, tudo se torna superável desde que nos proponhamos.

O meu nome é José Júlio de Brito, mas um pouco por todo o mundo conhecem-me por Peregrino Algarvio. No presente ano comemoro nove anos das minhas Peregrinações e Travessias a pé, onde registo os diferentes Caminhos já percorridos até Santiago de Compostela e ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, assim como as duas travessias de Portugal a pé, uma pelo interior e outra por toda a costa, iniciados na cidade que me viu crescer.Através de Tertúlias e Palestras tento ser testemunho do meu exemplo, para que possa ser uma fonte de inspiração e motivação para todos os meus seguidores, através da palavra, da Fé e da superação. No âmbito dos nove anos em que comemoro o início das minhas peregrinações, irei desafiar e desafiar-me. Proporcionarei a um grupo restrito, a possibilidade de viverem a experiência de Peregrinos até ao Santuário de Fátima, na minha inteira companhia, onde existirá partilha, oração, Fé e superação. Realizarei um período de pré-inscrição para criação desse mesmo grupo, com número restrito e limitado devido à dificuldade logística, de modo a garantir a segurança de todos.  Fica aqui o testemunho da minha primeira Peregrinação a pé até ao Santuário de Fátima.

Mas não pretendo ser apenas inspiração através das minhas peregrinações. Iniciei no atletismo apenas à cinco anos, mas tento hoje transmitir como prova viva de que não existe idade nem limites que impeçam de alcançar o sonho. O sonho nasce da vontade de querer e apenas com determinação e sacrifício pode tornar-se em realidade. Depois da minha primeira participação no Campeonato do Mundo de Atletismo Masters em Setembro de 2018 em Málaga, onde vivi de novo a experiência de vestir as cores nacionais, volto a desafiar-me e criei objetivo para a atual época. Um objetivo mais exigente, mas com a mesma determinação e entrega. Pretendo voltar a participar no Campeonato do Mundo este ano em Torún na Polónia, onde mais uma vez levarei o nome da nossa região e do meu Concelho. Nesta época represento o Glória Futebol Clube, uma coletividade de Vila Real de Santo António que comemora o seu Centenário e que possui um enorme historial a nível desportivo e cultural.

Contudo, pode estar comprometida a minha participação neste objetivo exigente do Campeonato do Mundo. Fui surpreendido no início deste novo ano com o despedimento por extinção do posto de trabalho, na empresa onde exercia funções há mais de dez nos.  Apesar de tudo encontro-me paciente e confiante. As consequências que derivam de uma situação de despedimento não se resumem apenas às financeiras, mas também do foro moral e psicológico. Há ‘sempre’ uma justificação que se esforça por transmitir uma razão inevitável para a causa, mas que na realidade não minimiza o impacto que a situação causa no Homem enquanto ser humano, na sua vida pessoal e Familiar. No entanto, é necessário enfrentar com confiança e Fé, vencendo o desânimo e a incerteza. Na Realidade todas as despesas numa competição são inteiramente responsabilidade do atleta, e neste caso, apenas poderei contar com a boa vontade de todos os que o queiram patrocinar. Estou inteiramente grato a todos os que de alguma forma transmitem o seu carinho, respeito e reconhecimento. Grato de igual forma aos apoios atuais que neste momento continuam acreditando no atleta que sou.

Contactos:

jjpb20@gmail.com

https://www.facebook.com/peregrino.algarvio
https://peregrino-algarvio.blogspot.com/
Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.