Azinheira secular de Mértola é «Arvore do Ano 2019» e vai representar Portugal em concurso europeu

0
106

Uma azinheira de copa grandiosa, com 150 anos de idade, no concelho de Mértola, ganhou o concurso para Árvore Portuguesa do ano de 2019. “Sentarmo-nos debaixo da sua copa faz com que o calor abrasador do Alentejo nos pareça suportável e nos permita contemplar a vastidão da planície envolvente, respirando a sua tranquilidade”, pode ler-se num comunicado da organização, a cargo da União da Floresta Mediterrânica (UNAC).

A Azinheira Secular é um digno representante de um sistema de produção mediterrânico único, de cariz agroflorestal, que sustenta uma economia de territórios frágeis e contribui para a biodiversidade, a mitigação das alterações climáticas e o combate à desertificação, sendo um elemento marcante na paisagem do Alentejo.

Azinheira secular vai representar Portugal em concurso internacional

A Azinheira Secular representará Portugal no concurso europeu Tree of the Year 2019. Durante o mês de fevereiro de 2019, todos poderão escolher a sua árvore preferida a nível Europeu através de um sistema de votação on-line.

A Azinheira Secular agora escolhida, juntamente com as árvores dos outros países europeus participantes no concurso, será uma candidata a suceder ao Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, vencedor da edição europeia de 2018.

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.