Momentos de emoção poética em Castro Marim

0
148

Os idosos foram os protagonistas de uma festa literária em que a poesia foi rainha. Emoções fortes num dia de retrospetivas de vida.

No dia 2 de fevereiro, a Casa do Sal, em Castro Marim, acolheu a apresentação do livro «Sempre em Poesia» da autoria de 33 utentes da Santa Casa da Misericórdia local. A antologia reuniu as experiências, emoções e modos de vida dos habitantes desta região do Baixo Guadiana, sendo que os poemas são testemunhos preservados em versos para as gerações futuras.

Alguns dos autores declamaram os seus poemas entusiasmados, enquanto que outros versos foram lidos por familiares emocionados.

Esta iniciativa teve como intuito proporcionar momentos felizes à população sénior institucionalizada, incentivando-os a manterem-se ativos, de modo a realizarem atividades intelectuais, a conservarem as relações interpessoais e estarem ainda em contato com a sociedade através destes eventos. A população sénior reviveu as memórias do passado, contou as suas vivências, aventuras e histórias de tempos longínquos nestes poemas publicados.

Esta atividade poética teve a participação da fadista Nádia Catarro e dos acordeonistas João Pereira e Hugo Madeira.

Contou ainda com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, José Cabrita; do edil de Castro Marim, Francisco Amaral e da Vereadora Filomena Sintra.

O evento poético foi organizado pela Associação castromarinense «Narrativa Secular» em parceria com a Câmara Municipal e com a Santa Casa da Misericórdia locais.

Publicidade
Partilhar
Carmo Costa
Maria do Carmo Costa nasceu no Monte do Estoril, estudou e viveu alguns anos em Lisboa, mas atualmente vive em Espanha. É licenciada em Ciências da Comunicação e tem Mestrado em Relações Interculturais. Estudou inglês e espanhol em institutos de línguas. Frequentou o Curso de Fotografia, realizado pela Associação Um Quarto Escuro de Vila Real de Santo António. Publicou ebooks na Amazon, um de culinária, denominado “Bebidas Quentes e Saborosas: Receitas Caseiras e Fáceis” (versão inglesa e espanhola); publicou também ebooks infantis, tais como, “Aprender os Números com o Putchi” (versão inglesa e espanhola); “Aprender as Formas Geométricas com o Putchi” (versão inglesa e espanhola); “Aprender as Cores com o Putchi”; “As Aventuras de um Copo de Chá”; “Carol, The Flower that Dreamed to Fly”; “Uma Aventura de Natal”. Participa no grupo “Poetas do Guadiana”, onde declama poemas de sua autoria e de outros autores.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.