PCP envia eurodeputado a Castro Marim para falar com produtores de sal

0
54


No próximo dia 4 de Fevereiro, Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, deslocar-se-à uma vez mais à região para efectuar visitas às empresas Necton, Salexpor e Sinexpral no concelho de Olhão, bem como, à Cooperativa Terras do Sal, no concelho de Castro Marim.

Numa nota enviada às redações o PCP fez a antevisão de um visita aos produtores algarvios de sal numa altura em que está em curso a certificação do sal biológico a nível da União Europeia. “A defesa dos sectores produtivos nacionais tem sido uma prioridade da intervenção dos deputados do PCP no Parlamento Europeu. Defesa da produção nacional na indústria, na agricultura e nas pescas, produzindo mais para dever menos, para criar emprego, para combater a dependência externa do País. Uma opção que entra em confronto com as imposições da União Europeia mas que, mais do que nunca, é fundamental para o País. É isso que propõe a política patriótica e de esquerda que o PCP defende”, pode ler-se no comunicado à imprensa.

Para o PCP “numa região marcada pela monoactividade do Turismo, como é o Algarve, impõe-se uma outra política que defenda e valorize as potencialidades produtivas regionais. Entre as diversas actividades produtivas, está a extração e transformação de sal marinho, actividade que precisa de ser desenvolvida. Aliás, foi do PCP a iniciativa de propor que o sal, cuja actividade económica tem longas tradições na região e no nosso País, fosse incluída na lista de produtos biológicos no Parlamento Europeu”.

Produtores de Sal Artesanal temem subversão do conceito biológico do produto

Recorde-se que o nosso jornal avançou no início deste ano que em 2018 foi aprovada a nova regulamentação europeia de produção biológica e da rotulagem dos produtos biológicos. O sal é um dos produtos que integra a nova lista, embora ainda estejam a ser criadas as regras para obter o selo biológico. Em Castro Marim (e não só) os produtores de sal artesanal temem que lobbies fortes levem a que a União Europeia aprove a certificação de biológico também para o sal industrializado ou até para o sal de mina.

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.