A Europa vai à escola falar das Eleições Europeias

0
69

Tomando como orientação os últimos Eurobarómetros os jovens de uma maneira geral estão recetivos à informação mas demonstram pouco conhecimento e inércia em procurá-la. Os jovens portugueses em particular e segundo este artigo votam agora menos do que há uns anos. São também pouco participativos na vida associativa. Apenas cinco em cada 100 portugueses entre os 15 e os 24 anos estavam ligados a uma associação juvenil e apenas 2% pertenciam a uma associação de apoio humanitário em 2015. Números que crescem à medida que a idade avança, mas continuam a ser pouco expressivos.

O Europe Direct Algarve, hospedado na CCDR Algarve, propõe-se assim levar às escolas secundárias da região, no 1 semestre de 2019, uma série de Diálogos onde um orador convidado estimula o debate, responde às questões colocadas e interpela também os participantes. O objetivo é informar mas sobretudo debater e refletir o futuro da Europa, trabalhando a Cidadania e a participação, na linha dos Diálogos/Encontros com cidadãos, iniciativa da Comissão Europeia, replicada um pouco por toda a Europa e também em Portugal com a iniciativa #EUnaEU.  

Os #DiálogosnaescolaEE2019 sobre as Eleições Europeias foram propostos a todas as escolas secundárias da região, sobretudo para os últimos anos onde encontramos os new voters – jovens que votam pela 1ª vez nas próximas eleições.

Demos prioridade às escolas que pertencem à rede EPAS – Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu – neste momento no Algarve participam nesta rede a Escola Secundária João de Deus em Faro e a Escola Profissional de Alte. A primeira destas sessões foi então realizada na EPALTE, no passado dia 17 de janeiro, sobre o tema orçamento comunitário e aplicação dos fundos na região, tema escolhido pelos alunos, teve como convidado o Dr António Ramos, ex-quadro da ADC – Agência Desenvolvimento e Coesão e quadro dirigente da CCDR Algarve.

O segundo #Diálogosnaescola, sobre as Eleições Europeias 2019 aconteceu a 28 de janeiro na Escola Secundária João de Deus em Faro, com a participação da Deputada e ex-eurodeputada Jamila Madeira para debater o tema: A importância do Parlamento Europeu e a importância do voto.

A 14 de fevereiro o Debate será transfronteiriço e os participantes, jovens do secundário e universitário das duas regiões. O encontro reparte-se entre San Silvestre e VRSAntónio e é uma iniciativa partilhada com a Direção Geral de Comunicação da Comissão Europeia.

Em Março estão agendados Diálogos em Lagos com as duas escolas secundárias da cidade e confirmado como orador convidado o Dr João Tàtá dos Anjos, ex membro da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Destavezeuvoto

Destavezeuvoto.eu é a campanha oficial para as Eleições Europeias 2019 com o objetivo de envolver a todos naquelas que são já consideradas por muitos as eleições mais importantes da história da união europeia, dada a delicada situação política que se vive na Europa e no mundo.

#EUandME

Trata-se de um campanha desenhada para os jovens newvoters a partir de 5 curtas-metragens realizadas por cineastas europeus conceituados. Cada filme pretende apresentar um dos temas da campanha, contando a história de diferentes europeus que seguem as suas paixões com a ajuda da UE. Um flyer e uma publicação acompanham a campanha.

Diálogos com cidadãos

Os Diálogos com Cidadãos são uma iniciativa da CE desde 2013 e são debates públicos com comissários europeus ou outros responsáveis políticos da UE, por exemplo, deputados do Parlamento Europeu, políticos nacionais, regionais e locais, lideres de opinião. Os eventos podem assumir a forma de uma sessão de perguntas e respostas ou de um Debate. É uma oportunidade de colocar perguntas aos responsáveis políticos da UE, de dar opinião sobre as políticas europeias e de partilhar ideias sobre o futuro da Europa. Estas sessões são realizadas um pouco por toda a UE. A participação é livre e algumas são transmitidas em direto na Internet.

Informações sobre os eventos ou a campanha, agendamento de sessões e pedido de informações europedirect@ccdr-alg.pt

#EE2019 #Destavezeuvoto #DiálogosnaescolaEE2019 #Futureofeurope #citizendialogues  #EUnaUE

Publicidade
Partilhar
Centro Europe Direct do Algarve
O Centro Europe Direct do Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia, existindo 19 em Portugal. A Assembleia Geral Anual (AGM ) decorre nornmalmente em outubro e a rede celebrou 10 anos em 2015. Atualmente a Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 19 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «Todos somos EUropa»!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.