Alcoutim renovou protocolo e jovens continuam a ter acesso a cursos de verão na Universidade do Porto

0
67

O município de Alcoutim aprovou em reunião do executivo a renovação de um protocolo existente com a Universidade do Porto. O presidente da câmara, Osvaldo Gonçalves refere a importância deste mecanismo
para dar «seguimento a uma política de incentivo à continuação dos estudos e fomento do ingresso no ensino superior».

O referido protocolo visa a participação de jovens estudantes do ensino básico e secundário em cursos de verão desta instituição de ensino superior. Os objetivos principais deste programa, denominado «Universidade Júnior», são o fomento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional. Ao abrigo desta parceria estabelecida com a Universidade do Porto, a autarquia assegura as despesas com alojamento e deslocações da totalidade dos alunos do concelho a frequentar o 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade.

“Esta tipologia de medidas, associada a outras ofertas similares, constituem um importante instrumento para a promoção do acesso ao ensino superior e têm tido uma excelente adesão por parte dos estudantes do concelho. As atividades promovidas por esta Universidade constituem oportunidades de contacto real com a sua oferta educativa e de aprofundamento de conhecimento deste nível de ensino, contribuindo para a preparação dos jovens para a transição para o ensino superior”, refere o edil alcoutenejo citado em nota de imprensa municipal.

Estes cursos de verão têm a duração de uma semana (22 a 26 de julho). Para qualquer esclarecimento adicional e para assegurar a deslocação e apoio na participação neste programa deverá ser contactado o Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal, via telefone (281 540 568) ou e-mail (sofia.matilde@cm-alcoutim.pt).

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.