Odiana promove formação na área da gestão da água nos ecossistemas ribeirinhos

0
32

A formação tem caráter transfronteiriço e é uma iniciativa que a ODIANA está a desenvolver com a Agência Portuguesa de Ambiente (APA). Trata-se de um mecanismo de capacitação para a formação na área da gestão da água nos ecossistemas ribeirinhos e vai contar com a ministração de especialistas de renome, vindos, nomeadamente, da Universidade de Huelva, Universidade de Evora, Centro de Ciência Viva de Tavira e Marca ADL.

“A Associação Odiana, no âmbito do projeto VALAGUA, encontra-se a organizar um workshop transfronteiriço que se pretende constituir como um fórum de capacitação, participação e debate sobre a água, nomeadamente: a gestão e usos, as funções ecológicas, serviços dos ecossistemas e impactos no desenvolvimento”, pode ler-se no comunicado da Associação de Desenvolvimento Local do Baixo Guadiana.

A iniciativa conta com especialistas de renome na matéria que vêm partilhar temas e metodologias distintas, contando com os professores Inmaculada Pulido e Antonio Rodriguéz da Universidade de Huelva abordando a Sub-bacia Transfronteiriça do Baixo Guadiana, bem como os usos da água e o seu planeamento hidrológico. Paulo Cruz da Agência Portuguesa do Ambiente aborda os Instrumentos de Ordenamento do Território e Gestão dos Ecossistemas Ribeirinhos. Manuela Morais da Universidade de Évora traz-nos a Dinâmica funcional dos rios temporários. Por fim, Lúcia Pereira da MARCA ADL, destaca as espécies invasoras e a Recuperação de cursos de água invadidos.

«Formação de curta duração» creditada 

Este workshop é creditado, sendo uma ação de formação de curta duração na qual irá possibilitar a aquisição de competências e ferramentas aos Professores, a fim de explorarem a importância de ecossistemas de água, a sua biodiversidade, ameaças e a problemática das espécies invasoras. Serão ainda abordadas algumas das ferramentas para a gestão e monitorização destes ambientes, assim como o contributo do voluntariado ambiental na gestão/controlo. Inscrições estão disponíveis através do email: comunicacao@odiana.pt e/ou telefone: +351 281 531 171.

Recorde que o projeto VALAGUA é centrado na parte inferior da bacia hidrográfica internacional do Rio Guadiana, e no contínuo de espaços da Rede Natura 2000 que a integram, procurando conciliar a utilização dos recursos hídricos e ecológicos em ambos os lados da fronteira, lançando bases para uma gestão conjunta e sustentável deste corredor ecológico. Neste âmbito, a Odiana tem vindo a desenvolver um rol de ações de sensibilização para jovens no que concerne à valorização e promoção do património da água.

Esta ação realiza-se no seio do projeto VALAGUA – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos Habitats no Baixo Guadiana Transfronteiriço aprovado no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado pelo FEDER.

Para mais informações consulte www.facebook.com/associacaoodiana ou contacte através do email: comunicacao@odiana.pt ou do telefone 281 531 171.

O programa:

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.