Fórum de Caminhadas e Turismo de Natureza dá ênfase ao «Outro Algarve» (30 Novembro)

0
126

Vai decorrer em Alcoutim um fórum que pretende dar ênfase ao Turismo de Natureza no Baixo Guadiana. “O programa conta com um painel de luxo, começando pela Região de Turismo do Algarve, a Cooperativa QRER, responsável pelo «Algarve Walking Season» e a Biosphere Responsible Tourism. Vão ser também apresentados casos de sucesso como o «Tenerife Walking Festival» e a «Itinerantur». A Odiana irá abordar o produto pedestrianismo com a Rede de Percursos Pedestres e a Grande Rota do Guadiana”, pode ler-se na comunicação oficial.

A organização é conjunta e une Associação Odiana e Município de Alcoutim, entidades que têm ao longo dos anos desenvolvido projetos de incrementação do produto «natureza» para um turismo distinto no Baixo Guadiana. O objetivo do «Fórum de Caminhadas e Turismo de Natureza» passa por “promover e impulsionar as caminhadas e o Turismo de Natureza na região, dando a conhecer casos de sucesso e facilitando o conhecimento de instrumentos para a valorização destes produtos turísticos”.

A iniciativa é aberta ao público em geral e decorre no Espaço Guadiana, em Alcoutim, com um programa diversificado que conta com atores de escala regional, nacional e internacional nas vertentes walking & cycling, sendo a tónica em torno do turismo ativo e responsável.

“Este Fórum pretende contribuir para o desenvolvimento sustentado do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana, sobretudo no que concerne ao interior do território, com fortes potencialidades e onde existe já um conjunto de intervenientes a operar. A meta é conhecer e trocar experiências de forma a criar, melhorar e/ou consolidar a oferta, tornando a região mais competitiva e rompendo os ciclos de sazonalidade”, sublinha a organização.

A nota pública sobre este evento explica que “a par do «Festival de Caminhadas» desenvolvido anualmente pelo Município de Alcoutim, e produtos como a Rede de Percursos Pedestres e a Grande Rota do Guadiana, desenvolvidas pela Odiana, vem demonstrar a importância crescente do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana”. O segredo é aliar “as potencialidades naturais ao património cultural, histórico, ao desporto e ao bem-estar, bem como a todas as atividades empresariais que exploram o turismo sustentável e as experiências que o visitante pode ter neste Outro Algarve“.

Para inscrições no Fórum, contacte: ODIANA: comunicacao@odiana.pt ou 281 531 171 e/ou MUNICÍPIO DE ALCOUTIM: julio.cardoso@cm-alcoutim.pt ou 281 540 500.

Este evento surge no âmbito do calendário do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural – uma iniciativa Odiana, apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

Programa em Português:

Programa em Espanhol

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.