A cooperação transfronteiriça juntou 60 empresárias da «Euroregião Alentejo, Algarve e Andaluzia»

0
212
As 60 mulheres que participaram no encontro de empresárias em Faro

Faro foi a capital da cooperação transfronteiriça por dois dias. Pela primeira vez a Fundação «Três Culturas do Mediterrâneo» conseguiu realizar um B2B com mulheres da euroregião a sul de Portugal e Espanha. Daqui para a frente o objetivo é juntar as mulheres de 6 em 6 meses, de um lado e outro da fronteira.

Mais de 60 empresárias de Espanha e Portugal estiveram em networking para dar a conhecer os seus projetos, partilhar conhecimentos e detetar novas oportunidades de negócio, contando em simultâneo com formação a nível de competitividade, internacionalização e economia digital. As empresárias, responsáveis por PME’s localizadas no território transfronteiriço da Andaluzia, Algarve e Alentejo, uniram-se pela cooperação empresarial através do apoio da Fundação “Tres Culturas Del Mediterráneo”. Este encontro contou com o apoio local da Câmara Municipal de Faro, do Ninho de Empresas de Loulé – REGIOTIC, da Associação Empresarial da Região de Portalegre – NERPOR-AE, e do Núcleo Empresarial da Região de Évora-NERE.

A Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, fundada em Sevilha e dedicada há 20 anos ao enriquecimento socioeconómico transfronteiriço, realizou, no passado dia 17, o encontro empresarial B2B Juntas Somos Mais, com o objetivo de impulsionar e internacionalizar projetos desenvolvidos por mulheres empreendedoras em Espanha e Portugal.

O encontro, que teve lugar na cidade de Faro e que contou com uma duração de dois dias, integra-se no projeto INTREPIDA – Internacionalização das Mulheres Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças – visa potenciar a Cooperação Transfronteiriça entre os dois países.

INTERPIDA tem guia com mais de 500 empresas inscritas

A Fundação, através do seu projeto INTREPIDA, disponibiliza também às empresárias um guia digital que conta já com mais de 500 empresas inscritas e que se apresenta como uma ferramenta gratuita onde é possível registar as especificidades de cada projeto, serviço ou produto, de modo a cruzar necessidades com outras empresas, criando assim sinergias e potencializando novas oportunidades de negócio entre Espanha e Portugal.

Financiado pelo Programa INTERREG POCTEP Espanha e Portugal, aprovado pela União Europeia para o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o projeto INTREPIDA desenvolve outras atividades como Fóruns de Trabalho, Visitas a Empresas e Sensibilização Pedagógica em empreendedorismo nas escolas.

Para José Manuel Cervera Gragera, Diretor da Fundación Tres Culturas, “estes encontros, realizados no âmbito do projeto INTREPIDA, espelham a importância da partilha de conhecimentos e de novos modelos de negócios transfronteiriços, evidenciando o elevado impacto do trabalho das empresárias para o desenvolvimento socioeconómico das regiões de Andaluzia, Algarve e Alentejo”.

Rogério Bacalhau, Presidente da Câmara Municipal de Faro, considera que são cada vez mais evidentes, para algarvios e andaluzes, os benefícios de uma cooperação sustentável e efetiva e da prática de relações económicas de vizinhança e proximidade. As nossas comunidades estão destinadas a crescerem juntas, tão fortes e sinceros são os laços que as unem: geográficos, culturais, históricos, económicos e outros. Sermos chamados a apoiar esta iniciativa, que coloca em destaque o potencial realizador do nosso tecido empresarial, no feminino, é motivador e verdadeiramente estimulante.”

A Fundação Tres Culturas Del Mediterráneo, para o projeto INTREPIDA, conta também com a colaboração da Fundación Universidad Empresa de la Provincia de Cádiz (FUECA) e Diputación de Huelva, na qualidade de parceiros oficiais.

O Jornal do Baixo Guadiana esteve no segundo dia no encontro [veja as imagens aqui] que juntou mais de meia centena de empreendedoras. Conheceu casos de sucesso, mas testemunhou, sobretudo, como as emoções guiam a vontade de chegar mais longe e perto do coração. Testemunhos na primeira pessoa que vamos divulgando na nossa pagina de instagram [que pode seguir aqui]. Para já veja aqui as breves declarações da responsável desta organização de 16 e 17 de Novembro em Faro.

 

Recorde-se que desde 2016 que o nosso jornal organiza com diversas entidades, como é o caso da Algarve Women Business Network, Centro Europe Direct do Algarve e Associação de Mulheres Empresárias de Huelva, o evento «Empreender no Feminino» e tem acompanhado a necessidade crescente que existe das mulheres empreenderem juntas, unindo o Algarve e Andaluzia, nomeadamente.

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.