Razão #10: Os jovens têm um papel fundamental na construção europeia

0
15

Especial Eleições Europeias

«60 anos, 60 boas razões para a União Europeia»

ADERE A CAMPANHA #DestaVezEuVoto

 

*Os textos são de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Os jovens têm um papel fundamental na construção europeia. Uma Europa sem fronteiras, regida pelos valores-base europeus da paz, liberdade e solidariedade passa, em larga medida, pelo fortalecimento da cooperação entre os jovens europeus, bem como pelo reforço das políticas e iniciativas na área da juventude.

A Comissão Europeia (CE) estabeleceu como uma das suas dez prioridades o apoio na luta contra o desemprego jovem. E foi a pensar nos jovens que criou o Corpo Europeu de Solidariedade, um programa que oferece aos jovens entre os 18 e os 30 anos a oportunidade de participarem em atividades de solidariedade em toda a União Europeia. Sendo cidadãos ou residentes na União Europeia, inscrevem-se para trabalhar, estagiar ou fazer voluntariado em áreas que vão do ambiente à distribuição de alimentos por um período de dois meses a um ano. A ideia é dar resposta a situações difíceis em toda a Europa, promovendo e reforçando o valor da solidariedade.

Portugal é o terceiro país na União Europeia com mais candidatos ao Corpo Europeu de Solidariedade. Agora, meio ano depois de a CE ter lançado este programa e na sequência do seu enorme sucesso e da resposta à oferta de estágios de voluntariado, estão também a surgir ofertas de milhares de postos de trabalho numa vertente ocupacional e profissional.

Com o arranque desta vertente profissional, o Corpo Europeu de Solidariedade visa criar mais e melhores oportunidades, permitindo aos nossos jovens desenvolver todo o seu potencial, proporcionando-lhes uma experiência especialmente valiosa para os que se encontram em início de carreira.

É neste contexto que a Comissão dá o seu apoio a dois projetos, conduzidos pelos serviços públicos de emprego de Itália e França, que proporcionam empregos ou estágios a cerca de 6000 jovens em domínios relacionados com a solidariedade. Deste modo, poderão desenvolver as suas competências e aumentar as suas futuras perspetivas no mercado de trabalho.

A Europa precisa que os jovens trabalhem em conjunto para criar uma União de paz e solidariedade. É minha convicção de que o futuro da Europa passa pelo investimento continuado na educação e por uma maior preparação dos nossos cidadãos mais novos para o ingresso no mercado de trabalho. São os jovens que vão fazer a diferença, não só no futuro, mas já hoje.

Publicidade
Partilhar
Centro Europe Direct do Algarve
O Centro Europe Direct do Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia, existindo 19 em Portugal. A Assembleia Geral Anual (AGM ) decorre nornmalmente em outubro e a rede celebrou 10 anos em 2015. Atualmente a Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 19 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «Todos somos EUropa»!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.