Se é amante da ornitologia não deixe voar o workshop e a saída de campo do próximo sábado

0
38
Créditos: Agostinho Gomes

Acontece já no próximo dia 17 de Novembro pela mão da Odiana. Trata-se de um workshop e uma saída de campo na temática da ornitologia cujo “objetivo é potenciar a observação de aves através de uma palestra, exposição e visita in situ no Baixo Guadiana”.

A associação Odiana explica que “o dia será dedicado à avifauna, um reconhecido um nicho turístico em franca expansão, e com um enorme potencial de desenvolvimento no território do Baixo Guadiana, seja no Parque Natural da Ria Formosa ou na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA”. O dia estará dividido em duas partes: entre as 10h e as 12h30, terá lugar o workshop na Biblioteca Municipal de Vila Real de Santo António com direito a palestra e exposição de fotografias. Nesta parte da manhã “irá decorrer uma exposição de fotografia e uma palestra com o reconhecido ornitólogo Gonçalo Elias. O especialista e Sócio fundador da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) já colaborou em oito Atlas ornitológicos e é autor/coautor de quinze livros sobre as aves portuguesas”, explica a Odiana. A associação acrescenta que “seguidamente, a componente mais prática do workshop, está reservada ao fotógrafo vila-realense Agostinho Gomes, cujas fotografias são frequentemente utilizadas em diversas publicações institucionais e particulares entre as quais o ICNF, Municípios e SPEA, sendo membro da Associação dos Fotógrafos Amadores de VRSA– ¼ Escuro”.

Depois, a partir das 14h30 vai ter lugar uma visita de campo nas Salinas do Cerro do Bufo em Castro Marim, sendo conhecido como um local com uma grande população de aves e suas espécies. As inscrições para o workshop e saída de campo realizam-se até 15 de novembro através do email: comunicacao@odiana.pt ou 281 531 1 71.

“Estas iniciativas pretendem fomentar a prática desta atividade, bem como fomentar o potencial ornitológico do território numa clara promoção do turismo de natureza. As inscrições realizam-se até 15 de novembro através do email: comunicacao@odiana.pt ou 281 531 1 71”, sublinha a Odiana num comunicado às redações.

A entidade refere também que o “Baixo Guadiana dispõe de excelentes condições para a prática observação de aves e que, no âmbito do projeto PROMOTURIS, encontra-se atualmente a preparar um guia, que para além de técnico, é informativo e promocional, de ornitologia no Baixo Guadiana, com tradução em vários idiomas. A meta é efetivamente criar uma verdadeira ferramenta de promoção interna e externa de birdwatching.
Recorde que ambas as iniciativas foram uma organização da Associação Odiana, com a colaboração do Ornitólogo Agostinho Gomes, no âmbito do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural – uma iniciativa Odiana apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.
Para mais informações contacte: 281 531 171 comunicacao@odiana.pt”

Veja o programa aqui:

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.