Rota do Petisco do Algarve saboreou-se em Castro Marim. Nós degustámos!

0
132

O Jornal do Baixo Guadiana foi à «Rota do Petisco» em Castro Marim e visitou quase todos os restaurantes aderentes. Recordo que esta rota abarcou 13 concelhos do Algarve e decorreu de 4 de outubro a 4 de novembro. No Baixo Guadiana apenas o concelho de Castro Marim aderiu à iniciativa.

 

A degustação gastronómica em Castro Marim incluiu 12 restaurantes que se distribuíram entre Odeleite, Monte Francisco, Castro Marim e Altura. Comprámos o nosso passaporte por 1 euro (valor que revertia para projetos socais locais) e percorremos algumas localidades do concelho, cujos restaurantes aderiram a esta iniciativa.

Foi uma experiência gastronómica deliciosa, todos os restaurantes tinham bons petiscos e com qualidade. A preferência por alguns petiscos deve-se, exclusivamente às minhas preferências e gosto pessoal.

Provámos desde «Arroz de Polvo», «Frango à Passarinho», «Salada de Ovas», «Choquinhos Fritos», «Feijoada de Atum», «Carne Salteada à Fénix» e «Enguias Fritas». Pela primeira vez comi enguias fritas! Um autêntico pitéu!

Houve cinco petiscos que não provamos devido a factos como: estabelecimento encerrado para férias, cessação de atividade, estabelecimento encerrado para folga. Mas houve casos também em que dois restaurantes que visitámos não tinham o petisco feito. Num deles fiquei com vontade de provar a «Sopa de Fedéus».

 

Comerciantes queixam-se de fraca adesão à Rota dos Petiscos

Verifiquei nesta rota que foi fraca a adesão à iniciativa, sendo que alguns comerciantes queixaram-se do facto de terem poucos clientes para os petiscos. Houve ainda quem afirmasse que  «não compensava o investimento porque alguns petiscos acabaram por se estragar».

Bem sei que foi a primeira vez que Castro Marim aderiu, mas incentivo a todos a degustarem estes petiscos porque são muito bons e dinamizam a economia local.

Esta iniciativa já é amplamente conhecida no barlavento algarvio, indo já na 8ª edição . A «Rota do Petisco», tal como noticiámos, foi criada com o intuito de promover a restauração, dando a conhecer a gastronomia típica do Algarve, bem como os restaurantes locais.

 

Arroz de Polvo
Choquinhos Fritos
Enguias fritas
Frango à passarinho
Salada de Ovas
Carne Salteada à Fénix
Publicidade
Partilhar
Carmo Costa
Maria do Carmo Costa nasceu no Monte do Estoril, estudou e viveu alguns anos em Lisboa, mas atualmente vive em Espanha. É licenciada em Ciências da Comunicação e tem Mestrado em Relações Interculturais. Estudou inglês e espanhol em institutos de línguas. Frequentou o Curso de Fotografia, realizado pela Associação Um Quarto Escuro de Vila Real de Santo António. Publicou ebooks na Amazon, um de culinária, denominado “Bebidas Quentes e Saborosas: Receitas Caseiras e Fáceis” (versão inglesa e espanhola); publicou também ebooks infantis, tais como, “Aprender os Números com o Putchi” (versão inglesa e espanhola); “Aprender as Formas Geométricas com o Putchi” (versão inglesa e espanhola); “Aprender as Cores com o Putchi”; “As Aventuras de um Copo de Chá”; “Carol, The Flower that Dreamed to Fly”; “Uma Aventura de Natal”. Participa no grupo “Poetas do Guadiana”, onde declama poemas de sua autoria e de outros autores.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.