Música clássica e a fascinante viagem pelos períodos da história da música ocidental

0
51

Depois de na semana anterior iniciar a minha colaboração com o Jornal do Baixo Guadiana e ter desmistificado o verdadeiro significado de “A música clássica” convidei os leitores do mesmo a iniciar uma fascinante e fantástica viagem pelos períodos da História da música ocidental e pelos seus compositores mais marcantes, quer a nível nacional e internacional.

Esta semana a nossa viagem inicia-se pelo período da Pré-História. Na pré-história o Homem começou por descobrir a música e descobriu que esta nasceu na natureza, se considerarmos que os seus elementos formais: som e ritmo fazem parte da estrutura humana e de todo o universo. Deparou-se ainda que quer o Homem, a música e a natureza são um só.

Através do som começou a saber distinguir os sons presentes na natureza. Por exemplo: os sons dos animais, podiam ser muito úteis para a caça, o som da trovoada para prever uma possível tempestade, o som da chuva, o som das ondas do mar ou mesmo os próprios sons por ele produzidos para comunicar entre si.

Após estas descobertas todas, chegou a uma muitíssima importante para o contributo na história da música, descobriu que possui em si dois tipos de instrumentos bastante diferentes, mas que são os mais fundamentais de todos: o seu próprio corpo e a sua voz. Com o seu próprio corpo podia fazer percussão corporal (ritmo) e com a sua voz podia produzir melodia.

Posteriormente o Homem continuou a sua descoberta e a criar os seus próprios instrumentos musicais, mas, sempre tendo em atenção o ritmo (seu próprio corpo) e a melodia (voz) mas iremos constatar tudo isto, e muito mais, futuramente.

Na próxima semana, seguiremos a nossa surpreendente e enriquecedora viagem por outro período da história da música.

Aqui fica uma sugestão musical para o fim de semana:

Publicidade
Partilhar
João Bartolomeu
João Miguel Guerreiro Bartolomeu, nascido a 26 de junho de 1985. Iniciou os seus estudos musicais com o Maestro António Batista na escola de música da Banda da Associação Cultural de Vila Real de Santo António. Estudou no Conservatório Regional de Beja – Classe do Professor Paulo Cordeiro e na Universidade de Évora- Curso de Música na Classe do Prof-Hugo Assunção. Ao longo do seu percurso musical fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa, Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa e da Orquestra de Estúdio WESO (West european Studio Orchestra-Orquestra de gravações para anúncios publicitários ) e do Ensemble MPMP. Trabalhou com diversos maestros tais como, Kodo Yamagishi, Christopher Bochmann, Jan Wierzba , Diogo Costa , Roberto Pérez, Fernando Marinho, António Saiote, André Granjo, José Pedro Gomes,Leandro Alves, Pedro Neves, Jean Sebastien Bereau entre outros . Frequentou masterclasses de trombone com professores tais como, Hugo Assunção, André Conde,Paulo Cordeiro, Byron Fulcher , Hermenegildo Campos, Nuno Scarpa,entre outros. Orientou diversas masterclasses de trombone, em Santa Marinha-Seia, Pampilhosa da Serra, Moura, Gavião, Vila Real de Santo António entre outros locais. Foi também responsável pela classe de trombones no I estágio de orquestras de sopros do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso de Instrumentistas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo-Beja e no Estágio de Orquestra de Sopros em Abrantes. Tocou a solo com a Banda musical Castromarinense em diversas ocasiões, com a banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Alverquense-Alverca e com a banda da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense-Sines. Lecionou no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso Profissional de Instrumentistas de Vila Real de Santo António, no Conservatório do Baixo Alentejo-Beja, Moura e Castro Verde e no Ensemble Montemor. Atualmente é professor de metais na escola de música da Sociedade Estrela da Beira-Santa Marinha, Seia, professor de iniciação e instrumento na escola de música do Grupo Musical e Fraternidade Pampilhosense-Pampilhosa da Serra, professor de música na Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra-valência creche e pré-escolar e é ainda maestro da banda da Sociedade Filarmónica Galveense-Galveias e coordenador da sua escola de música. É também aluno no curso de banda na Academia Europeia de Direção de Banda na classe dos Professores Paulo Martins, Jan Cober,Javier Viceiro-Figueira,André Granjo e Andrés Alvarez.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.