«A Música Clássica», e o início de uma viagem pela História da música e pelos compositores mais importantes

0
91

Entende-se por música clássica toda a música que se baseia no equilíbrio, na objetividade da estrutura formal (Não confundir música clássica com o período da História”O Classicismo”). É também conhecida por música erudita e o seu início estima-se que vá desde o Séc.IX até à atualidade.

A Música Clássica é toda a música ou obra composta no Ocidente (Existe para além da música ocidental, a música Indiana e música Japonesa, que a estrutura das mesmas, são bastante diferentes da música clássica).

É a génese de imensos tipos ramos de música. Por exemplo em Bach podemos escutar bastantes traços da música Jazz,  na música portuguesa (pimba) podemos encontrar cadências de dominante (5ºgrau) -tónica (1ºgrau), cadências essas que são bastante comum na música do período do Classicismo. Por fim, podemos também no Canto Alentejano (património imaterial da humanidade), encontrar melodias através de terceiras que são a base dos cantos gregorianos.

Atualmente, ainda existem imensos compositores que escrevem música clássica, mas até esta teve a sua evolução, como tal nos dias que correm é muito mais frequente que os compositores escrevam obras contemporâneas e baseadas na sua estrutura.

Podemos então concluir que a evolução da música clássica é a música contemporânea.

Com esta rubrica, pretendo que ao longo das semanas e meses convidar os leitores a iniciar uma viagem pela História da música e pelos compositores mais importantes de cada época, desde a antiguidade até à atualidade, compositores nacionais e estrangeiros.

Aqui fica uma sugestão musical para o fim-de-semana:

 

Publicidade
Partilhar
João Bartolomeu
João Miguel Guerreiro Bartolomeu, nascido a 26 de junho de 1985. Iniciou os seus estudos musicais com o Maestro António Batista na escola de música da Banda da Associação Cultural de Vila Real de Santo António. Estudou no Conservatório Regional de Beja – Classe do Professor Paulo Cordeiro e na Universidade de Évora- Curso de Música na Classe do Prof-Hugo Assunção. Ao longo do seu percurso musical fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa, Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa e da Orquestra de Estúdio WESO (West european Studio Orchestra-Orquestra de gravações para anúncios publicitários ) e do Ensemble MPMP. Trabalhou com diversos maestros tais como, Kodo Yamagishi, Christopher Bochmann, Jan Wierzba , Diogo Costa , Roberto Pérez, Fernando Marinho, António Saiote, André Granjo, José Pedro Gomes,Leandro Alves, Pedro Neves, Jean Sebastien Bereau entre outros . Frequentou masterclasses de trombone com professores tais como, Hugo Assunção, André Conde,Paulo Cordeiro, Byron Fulcher , Hermenegildo Campos, Nuno Scarpa,entre outros. Orientou diversas masterclasses de trombone, em Santa Marinha-Seia, Pampilhosa da Serra, Moura, Gavião, Vila Real de Santo António entre outros locais. Foi também responsável pela classe de trombones no I estágio de orquestras de sopros do Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso de Instrumentistas do Conservatório Regional do Baixo Alentejo-Beja e no Estágio de Orquestra de Sopros em Abrantes. Tocou a solo com a Banda musical Castromarinense em diversas ocasiões, com a banda da Sociedade Filarmónica e Recreativa Alverquense-Alverca e com a banda da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense-Sines. Lecionou no Conservatório Regional de Vila Real de Santo António, no Curso Profissional de Instrumentistas de Vila Real de Santo António, no Conservatório do Baixo Alentejo-Beja, Moura e Castro Verde e no Ensemble Montemor. Atualmente é professor de metais na escola de música da Sociedade Estrela da Beira-Santa Marinha, Seia, professor de iniciação e instrumento na escola de música do Grupo Musical e Fraternidade Pampilhosense-Pampilhosa da Serra, professor de música na Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra-valência creche e pré-escolar e é ainda maestro da banda da Sociedade Filarmónica Galveense-Galveias e coordenador da sua escola de música. É também aluno no curso de banda na Academia Europeia de Direção de Banda na classe dos Professores Paulo Martins, Jan Cober,Javier Viceiro-Figueira,André Granjo e Andrés Alvarez.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.