A comissão organizadora da Prova Internacional de Atletismo «X Milhas do Guadiana», formada pelas Câmaras de Vila Real do Santo António, Castro Marim, e Ayamonte, o Grupo Deportivo Picnic, o Patronato Municipal de Deportes de Ayamonte e o Club Atletismo Ayamonte, acordou suspender a edição de 2018 da mítica prova «X Millas do Guadiana» que estava agendada para o dia 11 de novembro. A decisão de suspender a prova prende-se com as obras de reabilitação na ponte internacional sobre o rio Guadiana que coloca a organização numa posição sensível já que “não consegue garantir a segurança dos desportistas durante a prova”, pode ler-se num comunicado oficial divulgado pelos media espanhóis ainda esta terça-feira ao final do dia, informação essa que o nosso jornal confirmou junto do lado luso da organização.
“Esta prova requer muita planificação, autorizações de ambos os lados da fronteira, bem como a necessidade de obter medidas de segurança máximas para os atletas”, acrescenta a organização.
Recorde-se que esta prova anual surgiu em 1992 e desde então tem-se realizado ininterruptamente. Trata-se de uma prova de atletismo que tem tido cada vez mais participantes, muitos deles de renome internacional, tornando as «X Milhas do Guadiana» um evento desportivo de referência a sul da península ibérica.