A festa mais aguardada em Ayamonte une dois povos vizinhos

0
711

A figura da Eurocidade do Guadiana (Ayamonte, Vila Real de Santo António e Castro Marim) faz a ponte para que em mais uma edição as festas em honra de Nossa Senhora das Angústias, que decorrem entre os dias 5 e 9 de setembro, una Ayamonte (Espanha) a VRSA (Portugal).

A iniciativa – integrada no calendário de eventos da Eurocidade – tem lugar na próxima terça-feira, 4 de setembro, e começa com a receção da comitiva espanhola no Cais de Embarque de VRSA, às 19h00 (hora portuguesa).

Depois da arruada até à Praça Marquês de Pombal, uma banda portuguesa e outra espanhola tocarão, à vez, os Hinos Nacionais frente à autarquia de Vila Real de Santo António, onde decorrerá a cerimónia do hastear das bandeiras e terá lugar a sessão de boas vindas, conduzida pelos autarcas de VRSA e Ayamonte.

Segue-se novo percurso até ao cais de embarque de VRSA onde a comitiva fará a travessia fluvial do Rio Guadiana até Ayamonte.

Na localidade espanhola, a cerimónia prossegue com um desfile até à sede do Ayuntamiento, sendo novamente tocados os Hinos dos dois países.

A iniciativa termina com os discursos solenes e com a abertura oficial das festividades das Angustias, que será simbolicamente marcada pela inauguração da iluminação do recinto da romaria ayamontina, ato popularmente apelidado como «el encendido del alumbrado».

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.