As marchas populares saem hoje à rua e «são lindas»!

0
202
(Imagem de Arquivo) São cada vez mais os apreciadores das marchas populares no Baixo Guadiana.

Não é só em Lisboa que os Santos são populares. No Baixo Guadiana a tradição já vai sendo longa e cativa um cada vez maior número de os foliões e apreciadores de tradições.

Esta noite de 12 de Junho na Praça 1.º de Maio em Castro Marim as marchas saem à rua. É o caso da Marcha da Banda Musical Castromarinense e da Marcha da Junta de Freguesia de Castro Marim. O arraial está marcado para as 21h e conta com a animação musical de baile com David Pedro.

O Concurso de Mastros termina no dia 23 de junho, véspera do feriado municipal e noite do tradicional Arraial de São João, na Praça 1º de Maio, em Castro Marim. Durante os bailes que precedem o arraial, um júri avalia o trabalho das coletividades, considerando sobretudo os aspetos tradicionais, a originalidade e a imaginação nas quadras alusivas aos Santos Populares.

O XIX Concurso de Mastros é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e conta com a colaboração das associações e clubes locais: Associação Cultural “Amendoeiras em Flor”, Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Alta Mora, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Clube de Junqueira, Irmandade do Imaculado Coração de Maria, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, “Mito Algarvio” – Associação de Acordeonistas do Algarve e Sociedade Recreativa e Popular /Banda Musical Castromarinense.

VRSA com marchas e bailes pelas três freguesias

O concelho de Vila Real de Santo António celebra os Santos Populares, durante todo o mês de junho, com uma variedade de bailes e marchas.

As festividades terão lugar em Vila Real de Santo António (Praça Marquês de Pombal), Hortas (Bairro do Matadouro), Monte Gordo (Avenida Marginal) e Vila Nova de Cacela (Largo Manuel Cabanas).

Em VRSA e nas Hortas os bailes decorrem às 21h30, nos dias 12, 13, 16, 23, 24, 28 e 29 de junho, e 16 e 30 de junho, respetivamente.

Já em Monte Gordo, a homenagem aos Santos será feita nos dias 12, 13, 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, sempre a partir das 22h00, enquanto em Cacela as comemorações terão lugar nos dias 12, 23 e 28, também com início marcado para as 22h00.

Os arraiais serão acompanhados por música de baile, tasquinhas e animação ao longo de toda a noite.

Em Monte Gordo, as já tradicionais marchas populares saem à rua nos dias 12, 23 e 28 de junho, às 22h00, num percurso entre a Junta de Freguesia e a Avenida Marginal, e são organizadas pela Associação Juvenil, Social, Cultural e Desportiva de Monte Gordo.

Este ano, as marchas estendem-se também à Praça Marquês de Pombal nos dias 13 e 24.

As celebrações dos Santos Populares no concelho de VRSA são organizadas pelas Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela e contam com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da VRSA SGU.

Alcoutim celebra os «Santos» a 15 e 23 de Junho

O concelho de Alcoutim reservou a noite de Marchas Populares em honra de Santo António para o dia 15 de Junho às 18h em Martinlongo e no dia 23 de Junho as marchas e baile saem à rua da aldeia do Pereiro.

 

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.