As marchas populares saem hoje à rua e «são lindas»!

0
186
(Imagem de Arquivo) São cada vez mais os apreciadores das marchas populares no Baixo Guadiana.

Não é só em Lisboa que os Santos são populares. No Baixo Guadiana a tradição já vai sendo longa e cativa um cada vez maior número de os foliões e apreciadores de tradições.

Esta noite de 12 de Junho na Praça 1.º de Maio em Castro Marim as marchas saem à rua. É o caso da Marcha da Banda Musical Castromarinense e da Marcha da Junta de Freguesia de Castro Marim. O arraial está marcado para as 21h e conta com a animação musical de baile com David Pedro.

O Concurso de Mastros termina no dia 23 de junho, véspera do feriado municipal e noite do tradicional Arraial de São João, na Praça 1º de Maio, em Castro Marim. Durante os bailes que precedem o arraial, um júri avalia o trabalho das coletividades, considerando sobretudo os aspetos tradicionais, a originalidade e a imaginação nas quadras alusivas aos Santos Populares.

O XIX Concurso de Mastros é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e conta com a colaboração das associações e clubes locais: Associação Cultural “Amendoeiras em Flor”, Associação Recreativa e Cultural dos Amigos de Alta Mora, Associação Social da Freguesia de Odeleite, Campesino Recreativo Futebol Clube, Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Clube de Junqueira, Irmandade do Imaculado Coração de Maria, Grupo Desportivo e Cultural de Rio Seco, “Mito Algarvio” – Associação de Acordeonistas do Algarve e Sociedade Recreativa e Popular /Banda Musical Castromarinense.

VRSA com marchas e bailes pelas três freguesias

O concelho de Vila Real de Santo António celebra os Santos Populares, durante todo o mês de junho, com uma variedade de bailes e marchas.

As festividades terão lugar em Vila Real de Santo António (Praça Marquês de Pombal), Hortas (Bairro do Matadouro), Monte Gordo (Avenida Marginal) e Vila Nova de Cacela (Largo Manuel Cabanas).

Em VRSA e nas Hortas os bailes decorrem às 21h30, nos dias 12, 13, 16, 23, 24, 28 e 29 de junho, e 16 e 30 de junho, respetivamente.

Já em Monte Gordo, a homenagem aos Santos será feita nos dias 12, 13, 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, sempre a partir das 22h00, enquanto em Cacela as comemorações terão lugar nos dias 12, 23 e 28, também com início marcado para as 22h00.

Os arraiais serão acompanhados por música de baile, tasquinhas e animação ao longo de toda a noite.

Em Monte Gordo, as já tradicionais marchas populares saem à rua nos dias 12, 23 e 28 de junho, às 22h00, num percurso entre a Junta de Freguesia e a Avenida Marginal, e são organizadas pela Associação Juvenil, Social, Cultural e Desportiva de Monte Gordo.

Este ano, as marchas estendem-se também à Praça Marquês de Pombal nos dias 13 e 24.

As celebrações dos Santos Populares no concelho de VRSA são organizadas pelas Juntas de Freguesia de VRSA, Monte Gordo e Vila Nova de Cacela e contam com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da VRSA SGU.

Alcoutim celebra os «Santos» a 15 e 23 de Junho

O concelho de Alcoutim reservou a noite de Marchas Populares em honra de Santo António para o dia 15 de Junho às 18h em Martinlongo e no dia 23 de Junho as marchas e baile saem à rua da aldeia do Pereiro.

 

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.