VRSA: Não há Dia de Município sem homenagens. Saiba quem foram este ano os distinguidos

0
216

Com um Centro Cultural António Aleixo para além de lotado, tendo ficado muitas pessoas de pé, o dia do município de Vila Real de Santo António contou no seu programa, tal como habitualmente, com um conjunto de homenagens que marcaram, pelo lado mais emotivo, a sessão solene.

Um dos homenageados foi-o a título póstumo e colheu uma salva de palmas bastante emocionada pelas memórias que dele foram evocadas. Tratou-se de Manuel Gomes, radialista e poeta, mais conhecido como «Manuel do Rio». Na sessão solene houve tempo para ouvir uma crónica dos seus tempos da Rádio Guadiana, bem como um conjunto de quatro crianças leram dois dos seus poemas. Coube à filha e viúva receber das mãos da câmara municipal a homenagem de Manuel do Rio.

Pereira de Campos, um empresário de sucesso, mas também professor de referência de muitos alunos de Geografia, foi outro dos homenageados. O fundador da empresa de sucesso «Casa Caravela» tomou a palavra onde evidenciou a importância de «O homem e a sua circunstância» para falar não apenas do seu percurso, agradecendo os que o acompanham ao longo da vida, mas também para lembrar o percurso de VRSA desde a sua fundação, enaltecendo o facto de esta se manter nos dias de hoje uma cidade onde o centro histórico preserva o comércio tradicional.

Na área da Solidariedade Social tivemos a homenagem de Joaquim António Camacho Aguiã, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de VRSA. Desde 2008 à frente dos destinos desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) enalteceu o apoio de todos os que “têm tornado possível a missão da Santa Casa de VRSA”, lembrando que “o espírito de solidariedade e honra” dos órgãos diretivos. Aos fornecedores agradeceu “a paciência” que têm para com aquela IPPSS, aos funcionários enviou uma palavra de maior apreço e lembrou que “apesar de todo o trabalho que desenvolvem são alvo de muitas injustiças”. esta IPSS conta com 700 utentes (geriatria e infância) e 250 funcionários. Camacho Aguiã deixou o repto para que “se associem à Santa Casa, o que só custa 2€ por mês”, lembrou. 

A enfermeira Maria Judite de Sousa, enfermeira e voluntária da Cruz Vermelha de VRSA, tendo sido presidente do núcleo desta entidade em VRSA, foi homenageada e essa distinção agradeceu-a a todos publicamente. Lembrou a importância de ajudar o próximo, nomeadamente através do voluntariado, e mostrou-se de coração cheio por levar a cabo a sua missão de vida que passa, invariavelmente, pela solidariedade. 

Luís Viegas, Primeiro Presidente da Junta da Freguesia de Monte Gordo foi também homenageado em dia do município. O antigo autarca recebeu uma salva de palmas de pé por parte do atual executivo daquela junta de freguesia e lembrou no seu breve discurso que “a maior importância destas homenagens é de as olharmos como um ato pedagógico para as gerações mais novas”.

Orlando Lopes, empresário hoteleiro recebeu nesta sessão solene uma homenagem. Por motivos pessoais e profissionais não conseguiu marcar presença.

De referir que este ano as homenagens foram entregues pela presidente da câmara municipal de VRSA, Conceição Cabrita, que partilhou o momento com os vereadores, do seu executivo e oposição. “A escolha dos homenageados foi feita por todos os membros da vereação pelo que faz sentido que este momento seja repartido por todos”, considerando a edil este “um ato claro de democracia”.

 

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.