Jovem Afonso Castanho enche de orgulho poetas e toda a escola de Vila Nova de Cacela

0
1184
José Luís Rua Nacher e António Cabrita do grupo «Poetas do Guadiana» com o jovem Afonso Castanho (ao centro)

Todas as edições são especiais, mas há umas que são mais especiais que outras. É o caso da mais recente publicação do grupo «Poetas do Guadiana» que esteve esta quinta-feira de manhã na Escola de Vila Nova de Cacela para apresentação do livro «Poesia na Escola 2».

Tal como explicaram os membros dos «Poetas do Guadiana» tratou-se de “uma homenagem ao jovem Afonso Castanho que em 2017 abraçou o desafio de escrever poesia e que agora vê publicados os seus 6 poemas em representação da EB 2/3 Infante Dom Fernando de Vila Nova de Cacela”. Afonso, jovem inteligente, destemido e cheio de força assume agora a sua veia poética em forma de livro. É de referir, igualmente, que Afonso enfrenta neste momento  problemas de saúde, sendo esta uma luta que colhe a solidariedade e amizade de todos o que o rodeiam. E por todas as razões e mais alguma Afonso emocionou nesta manhã de quinta-feira uma plateia de colegas, professores, pessoal não docente e poetas que se enterneceram ao ouvir a poesia deste aluno que também enche de orgulho o grupo Poetas do Guadiana.

“No ano passado o grande e bom amigo José Luís Rua Nacher lançou o desafio aos meninos do 5° ano:  escrever poesia e participar no próximo livro!!!! Afonso Castanho sem vergonha nem medo, disse: “Desafio aceite!!!!” E o resultado foi este, um poemário onde o Afonso publica 6 dos mais belos poemas que já li!!!”, partilhou a professora Elisabete Guerreiro visivelmente emocionada na sua página de facebook.

Por seu lado, os Poetas do Guadiana sentem-se “orgulhosos e com missão cumprida” com esta edição, deixando mais uma pegada poética juntos dos mais novos, agradecendo ao pequeno Afonso “por ter aceite um desafio que cumpriu de forma encantadora”, mostrando ser um “promissor poeta”.

Nova apresentação será a 16 de Maio na Biblioteca Municipal

«Poesia na Escola 2» dos «Cuadernos de la Barranca» é uma publicação Editorial Wanceulen. Participaram alunos de CEIP Virgen del Carmen de Isla Del MOral; da Escola D. José I de VRSA e Afonso Castanho  da EB 2/3 Infante Dom Fernando de Vila Nova de Cacela.

Este livro vai ter nova apresentação. Desta vez será a  de 16 de Maio na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em VRSA.

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.