TERTÚLIA: Economia do sal artesanal de Castro Marim debatida por entidades públicas e privadas

0
176

O Jornal do Baixo Guadiana vai dinamizar, a convite da NovBaesuris – Empresa Municipal de Castro Marim a tertúlia subordinada ao tema «Sal de Castro Marim, o Melhor do Mundo», na Colina do Revelim de Santo António, em Castro Marim, hoje, 7 de Maio, pelas 18 horas.

A tertúlia vai juntar empresários, museólogo, técnico do património e o poder autárquico, propõe-se debater o sal nas suas diferentes variáveis; a importância do sal no tecido económico e social de Castro Marim, o seu enquadramento histórico e o papel da Câmara Municipal na afirmação e promoção do Melhor Sal do Mundo.

A presença do Diretor dos museus do sal de Guérande (vila geminada com Castro Marim e capita do Sal em França) será garantida via Skype garante-nos dados reveladores da indústria do sal de Guérande como um caso de sucesso da economia daquela cidade francesa.

Sal e Flor de Sal são centrais no desenvolvimento de Castro Marim

De referir que o Jornal do Baixo Guadiana tem levado a cabo diversas iniciativas ligadas à indústria do Sal artesanal de Castro Marim. Desde o «Encontro sobre o Sal» que juntou em 2011 produtores, cooperativas, salineiros, associação de geminação Castro Marim-Guerànde e câmara municipal, até diversas reportagens ligadas à temática. O sal e a flor de sal de Castro Marim têm historicamente um papel determinante em Castro Marim, sendo que existe desde há uns anos a esta parte uma revitalização da economia salineira em terras medievais.

Num regresso a Castro Marim, após um interregno de vários anos, as tertúlias do Jornal do Baixo Guadiana (que há uma década acontecem ininterruptamente em Vila Real de Santo António) pretendem levar mais longe a informação do Jornal do Baixo Guadiana numa proximidade com a população, dando primazia ao uso da palavra e ao encontro regular entre as gentes do território. Os temas são muito diversos, indo ao encontro do interesse da comunidade.

 

 

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.