«Maio mês da Europa»

0
33

 

Em Ano Europeu do Património Cultural e quando se inicia já o período de informação e reflexão para as eleições de 2019 o Centro Europe Direct Algarve relembra os valores na fundação do projeto europeu e associa-se à passagem da fragata HERMIONE pelo Porto de Portimão, trazida pela Associação dos franceses residentes no Algarve, para falar de liberdade de expressão, de livre circulação, de Paz e entendimento no contexto da diversidade.

9 de Maio dia da Europa

O Dia da Europa, celebrado pela primeira vez em 1986, ano de entrada de Portugal para a União Europeia (então CEE) comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (matérias base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). A esta primeira organização supranacional seguiu-se, em 1957, a criação de mais duas comunidades europeias, a CEE e CEEA, precursora da União Europeia. Inicialmente dirigido às comunidades escolares é hoje um dos símbolos da União Europeia constituindo uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.

O Centro Europe Direct Algarve estará presente em diversas iniciativas, em Portimão, com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e o Município de Portimão, durante os dias 8, 9 e 10 com especial ênfase para o dia 9, em torno dos temas da diversidade cultural multiculturalidade e multilinguismo abertas ao público em geral e escolas.

Entre as atividades destacamos: Hastear dabandeira a bordo da HERMIONE, presença no Villlage “L’Hermione La Fayette”com um stand de publicações, informação e passatempos, duas sessões “Europa nas estórias a falar francês” com a colaboração da  Representação da Comissão Europeia em Lisboa na Biblioteca Municipal, “Fórum Regional #Algarve2030 que traz o debate sobre o futuro da Europa e da região a todos os cidadãos e a pintura de um Mural dedicado ao Dia da Europa a reproduzir no Porto de cruzeiros, inspirada nos valores europeu.

O Europe Direct Algarve estará também presente ao longo do mês de maio em outras iniciativas um pouco por toda a região com diversos parceiros:

  • 9,10,11 OPTO – feira de Mobilidade e Emprego jovem em Albufeira com a rede MOVE- apoio à mobilidade na europa do jovens do algarve
  • 10, Tertúlia-passeio da Espiga em S Brás no âmbito do AEPC e da Dieta Mediterrânica com os Amigos do Museu
  • 30 Evento transfronteiriço de preparação das Eleições Europeias com o Europe Direct Huelva em Tavira
  • 9-31 Exposição de fotografia de Filipe Palma nas MONTRAS do comércio local em faro
  • 9-31 Pintar a Europa: art in progress, pintura cidadã no Baixo Guadiana com a Eurocidade do Guadiana

A Hermione simboliza os valores europeus

Verdadeiro símbolo da luta pela Democracia, a fragata Hermione La Fayette é um navio francês do século XVIII, a bordo do qual o Marquês de La Fayette embarcou em 1780 para ir combater ao lado dos insurretos americanos na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América. Reconstruída em 2015, de acordo com a traça original, é o único navio no mundo construído inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais e que continua a navegar pelos oceanos e veio ao Algarve por iniciativa da UFE – União dos Franceses no Estrangeiro (Delegação do Algarve), com o apoio do Município de Portimão e do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, encarnando o espírito de partilha subjacente ao Ano Europeu do Património Cultural’2018.

Europe in my region

Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão terá entradas livres, no âmbito da campanha A EUROPA NA MINHA REGIÃO – EUROPE IN MY REGION, que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência. #EUInMYRegion

Celebrações na Europa

Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público em 5 de maio em Bruxelas, em 5 e 9 de maio no Luxemburgo e em 10 de junho em Estrasburgo. É o #EUopenDay.

As Representações da UE na Europa e as Delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a União Europeia.

Celebração nacional do Dia da Europa

As celebrações nacionais do Dia da Europa decorrem na véspera em Lisboa, incluindo um debate sobre a Democracia Digital na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa com a participação do Comissário Europeu Carlos Moedas, numa organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A EuropaPertoDeMim – Passatempo

Registe-se com a sua conta de Facebook para participar neste passatempo e fique a conhecer melhor o que o Centro Europe Direct pode fazer por si enquanto ganha prémios! Aproximamos a Europa! Mantenha-se informado e participe! Subscreva a nossa NEWSLETTER. #AEuropaPertoDeMim

Participe no futuro da Europa

As políticas da UE afetam a vida de 500 milhões de pessoas e de milhões de empresas. Diga-nos quais os temas mais importantes para si e o que pensa sobre eles Faça-se ouvir sobre o futuro da região no Forum #Algarve2030 e da Europa #EUHaveYourSay.

#EuropeDirectAlgarve #DiadaEuropa #EuropeDay #EUOpenday #AEPC2018 #EuropeinmyRegion #Portimão

 

Publicidade
Partilhar
Centro Europe Direct do Algarve
O Centro Europe Direct do Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia, existindo 19 em Portugal. A Assembleia Geral Anual (AGM ) decorre nornmalmente em outubro e a rede celebrou 10 anos em 2015. Atualmente a Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 19 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «Todos somos EUropa»!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.