ÚLTIMA HORA: Infraestruturas de Portugal acaba de anunciar «obras de urgência» na EN125

1
614

A empresa «Infraestruturas de Portugal (IP)» fez anúncio de «última hora» e garante que até ao verão vai levar a cabo “um conjunto de intervenções com carácter de urgência, para a reparação e melhoria das condições de circulação e segurança na EN125, EN124 e EN396”. O anúncio surge na mesma altura em que o secretário de Estado se encontra em Faro reunido na sede da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) onde reuniu com os presidentes de câmara algarvios.

De acordo com a informação oficial da IP as «obras de emergência» vão custar um milhão de euros e avançar no final de Maio, sob Concursos Públicos, também estes de caráter«urgente», e que vão ser publicados já esta terça-feira.

Pavimento, bermas e sinalética reabilitados antes do Verão

Quanto às intervenções vão ser levados a cabo “trabalhos de reparação das patologias identificadas nestas estradas ao nível do pavimento, que envolvem, entre outros, a fresagem e repavimentação, o alteamento das bermas e execução da marcação horizontal da via”. Vai ser também reabilitada e reforçada a ponte sobre o Rio Almargem, ao quilómetro 138,750 da EN125.

Explica a IP que “a opção por este procedimento com carácter de urgência permitirá que as obras possam ter início já na segunda quinzena de Maio”.

Assim, garante a empresa, “com um prazo de execução de 45 dias, estarão concluídas antes do período do Verão, assegurando uma importante melhoria das condições de conforto e segurança para as populações da região bem como dos milhares de turistas que procuram o Algarve para gozo das suas férias”.

A empresa estatal salienta, em comunicado enviado às redações que, “como é de conhecimento público, o Contrato de Subconcessão Alterado referente à Subconcessão do Algarve Litoral, prevê a reversão de 131 quilómetros de vias para jurisdição direta da IP”.

As intervenções agora referias serão realizadas ao longo de “três empreitadas distintas, envolvendo um investimento global de cerca de um milhão de euros”.

Para as intervenções de beneficiação do pavimento e marcação horizontal na EN125, EN124 e EN396, serão publicados amanhã dois Concursos Públicos Urgentes: um para a EN125, numa extensão de 38,157 km, entre Olhão (Km 114,6) ao limite do concelho de Vila Real de Santo António (km 152,757), atravessando os concelhos de Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António e Castro Marim.

Outro para a EN124, numa extensão de 9,9 km, entre Porto de Lagos (km 6,750) e proximidades de Silves (km 16,650), atravessando os concelhos de Portimão e de Silves, e finalmente o terceiro para a EN396, em Loulé junto ao nó com a A22 (km 18,6).

Intervenções de urgência não representam a requalificação da EN125 sucessivamente adiada

Considera a IP que “a reposição das condições de segurança e circulação nestas vias, mitigando as atuais carências existentes ao nível da mobilidade e que serão resolvidas pelas intervenções de requalificação a executar pela Infraestruturas de Portugal, assim que for legalmente possível com a materialização da transferência das vias”.

O Jornal do Baixo Guadiana vai agora tentar perceber em que ponto estão as obras estruturantes da requalificação da EN125, uma vez que este anúncio não representa o avanço da requalificação da EN 125 a Sotavento propriamente dita e sucessivamente adiada.

Recorde-se que a IP foi uma das entidades convidadas que não compareceu na tertúlia que o Jornal do Baixo Guadiana levou a cabo no passado dia 16 de Abril. De salientar que se tratou de uma tertúlia que mostrou a forte união dos algarvios e onde os deputados que os representam na Assembleia da República prometeram lutar também contra o estado calamitoso da EN125 a sotavento. Leia sobre essa tertúlia aqui.

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

1 comentário

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.