Odiana apresenta primeiros resultados de Estratégia Turística na Baixa Densidade

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Quando falamos em Baixo Guadiana identificamos à partida um território desertificado, despovoado e envelhecido. Este é o retrato de um espaço eminentemente rural onde a maior dificuldade é fixar pessoas e estimular a economia, ou vice-versa. A Odiana, associação para o Desenvolvimento Local de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, existe há 20 anos no território e desde então que tem como um dos grandes objetivos desenvolver mecanismos que potenciem a reversão daquilo que mais parece uma fatalidade. Fazer das fraquezas as oportunidades não é tarefa fácil, e para isso têm sido levados a cabo inúmeros projetos no âmbito do desenvolvimento local.

Exemplo disso é que amanhã, sexta-feira, 20 de abril, “a Odiana reúne na mesma sala produtores, empresários e entidades para apresentar os resultados da Estratégia Turística que tem vindo a levar a cabo desde 2016. Alcoutim é o palco deste Fórum que pretende mostrar algumas das ferramentas funcionais e promocionais para tornar o Baixo Guadiana mais competitivo e com maior projeção. As palavras de ordem foram «Qualificar» e «Internacionalizar»”. De acordo com a associação “a sessão decorre em Alcoutim no Salão Nobre do Município, pelas 16h e será apresentado o trabalho desenvolvido pela Odiana nos últimos dois anos no âmbito dos projetos SIAC: «Choose our Food» e «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)»”.

Capitalizar resultados e torná-los públicos

Numa nota envida às redações pode ler-se que “este Fórum quer capitalizar resultados e apresentá-los publicamente, aumentando a visibilidade do Baixo Guadiana, bem como promover a cooperação e a competitividade empresarial. O programa conta com o testemunho e apresentação de produtores/ empresários que têm vindo a participar nas diversas ações e produtos criados no sentido de desenvolver o Turismo no Baixo Guadiana”.

Produtores e Investigadores marcam presença

A sessão irá contar com as presenças das empresas alcoutenejas «Feito no Zambujal» e a «Fonte D’Almece». Na componente de investigação o CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), e para encerrar a sessão, a Presidência da CCDR Algarve. A finalizar o evento uma degustação dos produtos mais tradicionais e identitários do Baixo Guadiana.

Estratégia foca as zonas de Baixa Densidade

“Entre os resultados mais visíveis estão dois vídeos promocionais do território, um focalizado no turismo no Baixo Guadiana, outro no aumento da visibilidade da gastronomia. Produtos promocionais como o Roteiro dos Sabores, uma APP, showcookings vários, um Certame e uma Fam Trip. Outras ferramentas de trabalho como Guias de Apoio ao Produtor e Empresário e Documentos Estratégicos, várias sessões empresariais e visitas de investigação, numa parceria direta com a UAlg”, diz a Odiana. A entidade recorda, ainda, que “a Estratégia destes projetos tem enfoque nas baixas densidades, nomeadamente os concelhos de Alcoutim e Castro Marim, tendo sempre como área complementar o concelho de Vila Real de Santo António”.

Agroalimentar e Turismo enfocam desenvolvimento potencial

Tal como explica a Odiana “o projeto «Choose our Food» teve incidência no domínio produtivo e inovador do Baixo Guadiana e pretendeu maximizar o potencial dos produtos agroalimentares regionais, bem como reforçar a cooperação empresarial e competitividade no território. O projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)», é focado no eixo turístico, num turismo sustentável que pretende derrubar a barreira sazonal e destacar uma região de excelência turística apostando no pedestrianismo, cicloturismo/BT e ornitologia”.

O Fórum desta sexta-feira é uma iniciativa dos projetos da Odiana aprovados em candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), na tipologia Internacionalização – Baixa Densidade – projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)»; e o projeto «Choose our Food», na tipologia Qualificação – Baixa Densidade, do PO CRESC ALGARVE 2020.

A sessão é gratuita, mas obrigatória. A inscrição deve ser feita através do email: comunicacao@odiana.pt ou do telefone 281 531 171.

Para mais informações consulte www.facebook.com/associacaoodiana

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