Ministra do Mar anuncia concursos e avança para a navegabilidade desde Alcoutim até Pomarão

0
227

Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, esteve em Vila Real de Santo António na passada sexta-feira, 13 de Abril para inaugurar o cais fronteiriço e anunciou três novas intervenções estruturantes para o Baixo Guadiana. Os respetivos concursos “vão ser lançados ainda este ano”, sendo que o primeiro será para a execução da obra do cais marítimo-turístico localizado junto a outro cais que, neste caso, serve de embarque para Espanha. “As previsões são de que este concurso seja lançado até Junho”, previu a ministra, sendo que o valor do investimento rondará os 200 mil euros numa obra a cargo da Docapesca.

A outra obra que verá o concurso lançado será a do pontão de VRSA, que devido às intempéries degradou-se acentuadamente, sendo que a intervenção prevê a sua recuperação e reposição da sinalização e balizamento. Vão ser necessários 550 mil euros para a executar, numa obra a cargo da Direção Geral dos Recursos Marítimos.

870 mil euros para navegabilidade desde Alcoutim até Pomarão

O concurso para a obra mais cara anunciada pela ministra do mar diz respeito à navegabilidade desde Alcoutim ao Pomarão. Sem data fechada para já para o lançamento do concurso, Ana Paula Vitorino assegurou que o mesmo terá lugar “até ao final de 2018”, num investimento de 870 mil euros.

Recorde-se que no final do ano de 2017 no âmbito do projeto «Guadiana: Património Natural Navegável», a Marinha, através do Instituto Hidrográfico com uma brigada hidrográfica, realizou um levantamento topo-hidrográfico no Rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão. Este projeto teve, precisamente, como objetivo a reabilitação da navegabilidade do Rio Guadiana no troço internacional, assim como das infraestruturas portuárias existentes em ambas as margens, e os respetivos acessos, a fim de aumentar a segurança da navegação, o que proporciona o desenvolvimento das atividades recreativas e turísticas. Leia aqui na íntegra aqui a notícia relativamente a este levantamento.

 

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here