Curta-metragem sobre Contrabando Tradicional do Baixo Guadiana ganha 1.º Prémio

0
34

Chama-se «A Estrela do Norte» e é o primeiro episódio da serie Histórias do Contrabando num projeto desenvolvido em parceria com o Município de Alcoutim e o Festival do Contrabando realizado em Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana.

A série documental Histórias do Contrabando nasce segundo um conjunto de recolhas de memórias ligadas ao tema do Contrabando contadas na primeira pessoa. Os últimos Contrabandistas vivos. Em cerca de 3 anos o projeto recolheu cerca de 50 testemunhos em suporte audiovisual, de norte a sul da fronteira Portuguesa. A busca e o registo é uma constante até à atualidade. Este conjunto de recolhas tem como objetivo principal a preservação da memória coletiva relacionada com as aventuras e desventuras daqueles que em outros tempos passavam a fronteira às escondidas da Guarda-fiscal como forma de subsistência. Pretende também a interpretação do fenómeno e a sua mutação ao longo de toda a fronteira compreendendo assim as diferentes capacidades, técnicas e dificuldades que cada zona exigia. A série reúne um conjunto de episódios gravados ao longo de toda a fronteira. Entre Guardas-fiscais, contrabandistas e especialistas sobre o tema, em ambos os lados da raia.

Ildefonso Martins protagonizou primeiro episódio

O primeiro episódio tem como protagonista Ildefonso de 96 anos (2017), natural de Alcoutim. Tal como refere Ildefonso, “era um patrão” lá para os lados de Alcoutim, Algarve. Chegou a fazer Contrabando em alto mar. “Para se ser um bom contrabandista primeiro tinha que ser bom “banhador”.

O festival de curtas-metragens Machicurtas, organizado pelo município de Machico e pelo grupo de teatro de Machico, celebrou-se pelo 3 ano consecutivo, onde o primeiro episódio das Histórias do Contrabando realizado por Paulo Vinhas Moreira, “A estrela do Norte” gravado em Alcoutim, foi distinguido com o 1º lugar na categoria documentário.

Contrabando Tradicional do Baixo Guadiana: um tema cada vez mais focado

Em 2005 a Odiana decidiu levar a cabo a realização de um Documentário dedicado ao «Contrabando Tradicional do Baixo Guadiana».
Porque este é um tema-notícia de todos nós que vivemos a raia, o Jornal do Baixo Guadiana fez uma entrevista ao antigo Guarda-Fiscal Mário Baptista e outra depois ao Sr. Ildefonso Martins. O Jornal promoveu em 2016, com o Centro Europe Direct Algarve e a Câmara Municipal de Alcoutim, um encontro dedicado ao Contrabando Tradicional do Baixo Guadiana onde antigos contrabandistas e guardas-fiscais ficaram frente-a-frente.
Entretanto foram sendo publicadas diversas obras literárias e académicas sobre o tema.
Em 2017 o município alcoutenejo deu início ao potencial Festival Do Contrabando – Alcoutim que se mostrou um certame de sucesso.
Agora o tema inspirou uma série documental que ganhou um prémio de cinema com os protagonistas na primeira pessoa.

Recordemos aqui quando o Jornal do Baixo Guadiana na sua versão em papel dedicou o espaço «Histórias de Vida» ao Senhor Ildefonso Martins, numa peça que se encontra online. E aqui, descubra o «Encontro do Contrabando» que em 2016 reuniu muitos protagonistas de outros tempos.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here