Paulo Sá e eleitos em VRSA pela CDU reuniram com ADRIP e população de Cacela-Velha / Fábrica

0
157

Uma delegação do PCP desenvolveu um conjunto de ações na Freguesia de Vila Nova de Cacela, com vista a apurar no terreno os problemas sentidos por quem vive e trabalha no extremo nascente da Ria Formosa.

Com a participação, entre outros, do Deputado Paulo Sá, do Vereador Álvaro Leal e a eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Cacela, Sandra Jesus, a reunião com a ADRIP, permitiu a recolha de um grande conjunto de informações, disponibilizadas por esta associação que acompanha e intervém na defesa do Património Natural e Cultural da freguesia e que tem assistido à evolução da Ria.

Foram transmitidas à delegação do PCP particulares preocupações sobre as consequências de duas décadas sem dragagens de manutenção na ria e de intervenções que, mais do que resolver, vieram comprometer o futuro desta zona, em particular com a abertura da barra frente a Cacela-Velha em 2010. A situação tem tendência a agravar-se, como foi notório com a investida do mar durante os recentes temporais, com a destruição da duna primária e a deposição de areias no interior da ria, que entre outras consequências levou ao fim da atividade do último produtor de ostras de Cacela-Velha. A força do mar, sem cordão dunar que o trave, levou inclusive à erosão da arriba onde está implantada a fortaleza, que se não for travada, criará uma ameaça esta estrutura e ao local arqueológico adjacente.

“Já em 2014 o Grupo Parlamentar do PCP havia questionado o então governo PSD/CDS sobre a necessidade de desassoreamento da zona, não tendo obtido qualquer resposta. As preocupações mantêm-se já que em 2017, quando o actual governo PS é confrontado pelo Deputado Paulo Sá (pergunta nº570/XIII/3ª), o Ministério do Ambiente refere que não está prevista qualquer intervenção para a área da Fábrica /Cacela”, garantiu Paulo Sá.

População transmitiu opiniões e necessidades

Com o objetivo de contactar a população, pescadores e mariscadores, no mesmo dia, decorreu uma ação pública no Sítio da Fábrica. Apesar da chuva que se fez sentir, as cerca de vinte pessoas presentes ouviram sobre a intervenção desenvolvida pelo PCP, e transmitiram em primeira mão ao deputado e aos eleitos locais da CDU, as opiniões e necessidades sentidas por quem ao longo dos anos, viu a situação da ria degradar-se, sendo postas em causa a pesca, a produção de bivalves, assim como as atividades marítimo-turísticas.

No seguimento desta intervenção no terreno, o Grupo Parlamentar do PCP e os eleitos locais da CDU, estão a preparar um conjunto de iniciativas junto do governo e entidades responsáveis, para exigir a resolução urgente destes problemas, particularmente, com medidas que garantam a curto prazo as necessárias dragagens para desassoreamento de barra e canal de navegação e reposição do cordão dunar.

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.