Erasmus+ Desporto: Oportunidades em 2018

0
18

O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020.

Esta dimensão do Desporto é uma novidade deste programa Erasmus+. As candidaturas a esta ação são realizadas diretamente à Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, situada em Bruxelas. Em Portugal, é a Agência Erasmus+ Juventude em Ação que tem responsabilidades de informação e apoio às organizações interessadas a concorrer a esta área do Erasmus+.

Objetivos

Os objetivos específicos do Programa Erasmus+ no domínio do desporto consistem em:

  • abordar as ameaças transfronteiriças à integridade do desporto, como a dopagem, a viciação de resultados e a violência, bem como todos os tipos de intolerância e de discriminação;
  • promover e apoiar a boa governação na área do desporto e as carreiras duplas dos atletas;
  • promover as atividades de voluntariado no desporto, juntamente com a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a sensibilização para a importância da atividade física benéfica para a saúde, através de uma maior participação no desporto e da igualdade de acesso ao desporto para todos.

Os projetos desportivos apoiados no âmbito de Erasmus+ devem, em última análise, conduzir a um aumento dos níveis de participação no desporto, na atividade física e no voluntariado. Mais precisamente:

  • um maior conhecimento e sensibilização sobre o desporto e a atividade física nos Países do Programa
  • maior visibilidade dos eventos e sensibilização para os mesmos, visando a promoção da inclusão social, da igualdade de oportunidades e da atividade física benéfica para a saúde;
  • cooperação reforçada entre as instituições e as organizações que desenvolvem atividades no domínio do desporto e da atividade física;
  • maior participação das organizações desportivas e outras organizações pertinentes de diferentes Países do Programa em redes reforçadas
  • identificação e partilha de boas práticas

As Ações no domínio do desporto devem contribuir para a organização da Semana Europeia do Desporto, a decorrer entre 23 e 30 de setembro.

 

Em que prazos são as candidaturas?

Existem 3 tipologias de Projetos e respetivos prazos:

  1. Parcerias de Colaboração: Oferecem a oportunidade de desenvolver, transferir e/ou implementar resultados inovadores e participar em atividades intensivas de disseminação e exploração de produtos e ideias inovadoras. Envolvem várias organizações e figuras relacionadas com o desporto e não só, como é o caso de autoridades a nível local, nacional e europeu. Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até – 5 de abril às 12:00 (meio-dia, hora de Bruxelas), para projetos com início a 1 de janeiro do ano seguinte.
  2. Pequenas Parcerias de Colaboração: Permitem que as organizações desenvolvam e reforçam redes de trabalho, aumentado a capacidade de trabalharem a nível transnacional, partilhando boas práticas e confrontando ideias e metodologias em diferentes áreas do desporto, encorajando a inclusão social e as oportunidades iguais no desporto. Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até – 5 de abril às 12:00 (meio-dia, hora de Bruxelas), para projetos com início a 1 de janeiro do ano seguinte.
  3. Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos: Incluem várias iniciativas como o voluntariado no desporto, a inclusão social e a igualdade de género no desporto ou  a implementação da Semana Europeia do Desporto. Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até – 5 de abril, às 12:00 (meio-dia), hora de Bruxelas, para projetos com início a partir de 1 de novembro do mesmo ano.

 

Quem pode candidatar-se?

  • um Comité Olímpico Nacional ou uma Confederação Nacional do Desporto;
  • uma organização desportiva a nível local, regional, nacional, europeu ou internacional ou um organismo público responsável pelo desporto a nível local, regional ou nacional;
  • uma liga desportiva nacional ou um clube desportivo;
  • uma organização ou um sindicato que represente os atletas;
  • uma organização ou um sindicato que represente profissionais e voluntários do domínio do desporto (como treinadores, gestores, etc.);
  • uma organização que represente o movimento «desporto para todos»;
  • uma organização ativa no domínio da promoção da atividade física;
  • uma organização que represente o setor do lazer ativo;
  • uma organização ativa no domínio da educação, da formação ou da juventude.

 

Onde apresentar candidatura?

À Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, situada em Bruxelas.

#Erasmus+Sport

Quem nos pode ajudar em Portugal?

Em Portugal, a Agência Erasmus+ Juventude em Ação presta apoio e informação acerca das ações centralizadas no âmbito do Desporto do Programa Erasmus+.

Website: www.juventude.pt

E-mail: erasmusmais@juventude.pt

Telefone: 253204260

 

CIED Algarve

Publicidade
Partilhar
Centro Europe Direct do Algarve
O Centro Europe Direct do Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia, existindo 19 em Portugal. A Assembleia Geral Anual (AGM ) decorre nornmalmente em outubro e a rede celebrou 10 anos em 2015. Atualmente a Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 19 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «Todos somos EUropa»!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here