De Castro Marim a Guèrande: Caminheiro vai percorrer mais de 2 mil quilómetros a favor de crianças e jovens amputados

0
119
Loick na apresentação da sua missão, esta segunda-feira. Acompanhado de Sílvia Madeira, diretora da Odiana, e Alexandre Laurent, presidente em Portugal da Associação de Geminação Castro Marim-Guèrande

A esperança vai acompanhar Loick du Boisrochefort que ao longo de 2 mil quilómetros pretende chamar a atenção para uma causa humanitária que abraçou em 2017, fazendo dela uma missão  pessoal. O caminheiro solidário leva a cabo o objetivo de angariar verba para o projeto «LAMES DE JOIE». Trata-se de uma travessia de coração aberto e olhos postos nas crianças que precisam de ajuda monetária para a manutenção de suas próteses nos membros inferiores amputados.

Decidiu viver esta aventuda solidária depois de conhecer o projeto em França e perceber que ao caminhar, algo que gosta muito de fazer, encontrava uma forma “fácil” de chamar a atenção e conseguir angariar dinheiro tão necessário para a associação que leva a cabo a missão.

Através do contacto em frança com a Associação de Geminação Castro Marim-Guèrande Loick rapidamente conheceu os membros da mesma associação em Portugal (Castro Marim) e a ponte fez-se no mesmo sentido solidário. “Decidimos que a minha caminhada teria início na GR15 (criada pela associação Odiana) em Castro Marim e que o dia da minha chegada seria o 1 de Junho, dia mundial da Criança e um dia antes de se iniciarem os Dias Medievais em Guèrande”. Loick explica-nos que esta iniciativa vai também assinalar os 10 anos de existência deste comité de geminação.

Confiante na sua missão e caminhada este homem, de brilho nos olhos e sorriso aberto, segue uma luz que irradia quem está à sua volta. “A esperança de conseguir melhorar as condições de vida destas crianças é a razão que fala mais alto”.

Angariou 2 mil euros em 2017

Este francês iniciou o ano passado a primeira caminhada por estas crianças e em dois mil quilómetros angariou dois mil euros (um euro por quilómetro). “O apoio veio de empresários, mas também de associações”, referiu em entrevista ao nosso jornal.

Aos 64 anos a vida mudou para Loick que tem os olhos postos numa causa de solidariedade. E os nossos olhos vão estar postos no percurso deste altruísta que podemos acompanhar quer através da página de facebook.

A Odiana e a Associação de Geminação Castro Marim-Gueránde são os parceiros portugueses deste caminheiro que partiu esta manhã na sua missão; e acompanharam Loick na sua apresentação ontem, na Casa do Sal em Castro Marim, no âmbito da apresentação do projeto Promoturis.

Conheça melhor o projeto «Lames de Joie» aqui.

 

 

 

 

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.