Castromarinenses celebraram a Árvore e a Água

0
33

A lançar «Sementes para o Futuro», foi assim que um grupo de seniores do concelho de Castro Marim ocupou a manhã do passado dia 21 no Viveiro Florestal do Algarve, em Monte Gordo, propriedade do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). A ação, que decorreu a 21 e 22 de Março, realizou-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore (21 de março) e do Dia Mundial da Água (22 de março), estando ainda enquadrada no programa de educação ambiental da Bandeira Azul 2018.

Esta iniciativa, que envolve cerca de 50 seniores do concelho de Castro Marim, consiste em ações de repicagem e de plantação de sementes de espécies autóctones, como a alfarrobeira.

“Sementes para o Futuro” é uma iniciativa que se distingue pelo envolvimento de uma faixa etária pouco habitual nos programas de educação ambiental, procurando sensibilizar para a importância das espécies e florestas autóctones, por se adaptarem melhor às nossas condições edafoclimáticas e serem, por isso, mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca. Estas espécies exercem ainda um papel muito importante na regulação e melhoria do clima, na absorção de dióxido de carbono da atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa, e por serem também mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais.

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.