Desenho de jovem de Castro Marim é finalista de Concurso de Arte

0
2862
«The Smile of Wisdom» (título original de: O sorriso da sabedoria) da autoria da jovem Joana Esteves

Joana Esteves tem 16 anos e um talento que não passou indiferente ao júri do «Concurso de Arte para Escolas Secundárias do Algarve». O seu desenho está entre 20, após a seleção entre muitos mais, e num percurso que fica marcado por ultrapassar uma barreira pessoal. “A minha dificuldade quando desenhava era sempre a cara. Nunca ficavam bem as caras que desenhava”, confessa Joana que neste concurso consegue surpreender com um desenho em que a expressão facial também é determinante.

Desenhou e chamou «The Smile of Wisdom» (título original de: O sorriso da sabedoria). Ao vermos o seu trabalho e ao lermos o título temos todas as ferramentas para fazer a viagem pelo mundo subjetivo da interpretação da arte.

De referir que, com os seus lápis de cores, Joana decidiu entrar no concurso, graças ao impulso e desafio proposto pela sua professora de Desenho Tânia Martins, da Escola Secundária de Vila Real de Santo António. Oresultado está à vista! Valeu a pena, para além de tudo, porque hoje Joana está mais confiante e ainda com mais sonhos. Válidos e legítimos.

O gosto pelas artes começou no 9.º ano [hoje frequenta o 11.º], sendo que a fotografia [outra paixão] herdou da sua mãe.

Ao conversarmos com Joana percebermos que esta jovem castromarinense encontra também na sua terra-natal motivos inspiradores para desenhar. Nas salinas, nos salineiros, no rio Guadiana, na natureza da reserva do Sapal, e em muitos outros lugares de Castro Marim que a acompanham desde sempre.

Em breve daremos a conhecer a jovem Ana Baptista

O Jornal do Baixo Guadiana ficou, através da jovem Joana, que há outro talento no Baixo Guadiana e que está neste Top 20 de artistas. Chama-se Ana Baptista. Vamos procurá-la e trazer também aqui para as páginas do nosso jornal digital! Se algum leitor de adiantar a esta tarefa ficamos muito gratos, claro!

Sobre o «Concurso de Arte Algarve 2018»

O Concurso de Arte Algarve 2018 é uma iniciativa da Fundação Sovereign Art Foundation (SAF) organizado pela Sovereign – Consultoria  Lda, juntamente com o apoio de seu parceiro de imprensa Open Media S. A., ambos com sede em Lagoa, Algarve. O principal objectivo do Concurso é inspirar, incentivar e premiar jovens artistas da nossa comunidade para estimular o desenvolvimento cultural e angariar fundos para uma Instituição de caridade da região.

Todas as escolas secundárias são convidadas a apresentar as obras de arte de cinco alunos.  As submissões foram feitas através de plataformas digitais.

As obras de arte foram avaliadas por um grupo de juízes que seleccionaram, as que são, na sua opinião, as melhores vinte peças.

O primeiro e segundo vencedores serão nomeados pelos juízes e anunciados na Final do evento que terá lugar na Galeria de Arte em Lagoa em Abril de 2018. O terceiro prémio será atribuído ao artista cuja obra de arte receber mais votos públicos on-line e durante as exposições públicas. Aos artistas vencedores e às suas escolas serão atribuídos prémios monetários.

As obras de arte dos vinte finalistas serão leiloadas ao público após a entrega dos prémios e os fundos angariados pela sua venda serão divididos entre os próprios artistas e a Instituição escolhida para beneficiar da competição 2017/2018, o projecto de Arte nas Escolas ‘ School Art Projects – Art and Poetry workshops’ organizado por os artistas David Trubshaw and Gudrun Bartels, com o apoio do Silves Rotary Club.

Veja aqui os restantes trabalhos em exposição.

Os trabalhos dos 20 talentosos artistas (a frequentar o 10.º, 11.º e 12.º anos) estão, desde o passado dia 2 de Fevereiro, patentes no Instituto Português do Desporto e da Juventude em Faro.

 

Joana Esteves tem 16 anos e é aluna do 11.º da Escola Secundária de VRSA
Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.