Após dois anos de promoção do setor agroalimentar do Baixo Guadiana termina «Choose Our Food»

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Amassadura do Pão - Casa de Odeleite com Chef Gonçalo Costa, do Restaurante Tágide e o Chef Pasteleiro Francisco Siopa, do Restaurante Midori, do Hotel Penha Longa

Depois de um jantar que a 21 de Janeiro juntou produtores e empresários de hotelaria e restauração, o projeto «Choose Our Food» levou a cabo a realização de um almoço com a assinatura dos chef Gonçalo Costa, do Restaurante Tágide e o chef pasteleiro Francisco Siopa, do Restaurante Midori, do Hotel Penha Longa. O almoço decorreu na Casa de Odeleite e foi composto exclusivamente por produtos do Baixo Guadiana.

Do almoço resultou mais uma «Carta de Intenção» que reuniu cerca de 20 assinaturas de personalidades que se comprometem a ser «embaixadoras» dos produtos do território.

De acordo com comunicado de imprensa o evento “juntou vários convidados como entidades oficiais de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoutim assim como produtores e comunicação social”.

FAM TRIP juntou agentes de promoção do Baixo Guadiana

Esta iniciativa surgiu no âmbito da Fam Trip levada a cabo nos dia 26 e 27 de janeiro pelo projeto «Choose our Food». Pretendeu-se dar a conhecer a gastronomia regional envolvida pela paisagem e pela cultura, procurando soluções de projeção e modernização, dadas por líderes de opinião, nomeadamente uma equipa convidada constituída por jornalistas, bloguers e chefs. O principal intuito é a valorização e a promoção efetiva dos produtos do território em canais específicos da área agroalimentar e turística.
A Fam Trip decorreu nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António e promoveu produtos como o cabrito, o peixe do rio, caça, os enchidos, presuntos e derivados de porco preto, o mel, o pão caseiro, o queijo e leite de cabra, a doçaria tradicional (frutos secos), compotas, frutas e hortícolas, ostras da Ria Formosa e o incontornável Sal e Flor de Sal de Castro Marim, entre outros.

«Choose Our Food» pretendeu  potenciar a qualificação e a cooperação entre empresas do setor agroalimentar 

De referir que “o projeto promovido pela ODIANA- Associação de Desenvolvimento do Baixo Guadiana, financiado no âmbito do CRESC ALGARVE 2020, e que teve como objetivo estratégico potenciar a qualificação e a cooperação entre empresas do setor agroalimentar e turístico do Baixo Guadiana, promovendo os recursos endógenos regionais com recurso de sensibilização para a inovação e competitividade”.

Segundo o mesmo comunicado “durante dois anos e implicando um investimento de cerca de 250 mil euros foram realizadas várias ações como, por exemplo, um estudo do setor agroalimentar e correlação com o setor; um guia técnico de apoio ao produtor; o roteiro «Sabores do Baixo Guadiana», com receitas baseadas em produtos da região, vários workshops e showcookings ou os certames gastronómicos e jantares”.

Houve lugar ainda para a criação de “um stand promocional itinerante assim como o vídeo promocional contribuíram para a divulgação e maior conhecimento, elevando os produtos do território e reforçando as atividades económicas locais”.

 

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