Odeleite e Azinhal chamam atenção dos visitantes

0
124
Quase uma centena de pessoas participou na caminhada do Azinhal

O Interior do concelho de Castro Marim está a ganhar adeptos de caminhadas, sendo que em cerca de uma semana as duas freguesias mais serranas do concelho são palco de amantes dos percursos pedestres.

O Azinhal contou este Domingo, e segundo as contas da câmara municipal de Castro Marim, com “mais de 90 participantes deram início à iniciativa «Caminhadas no Azinhal»”.

Tratou-se de uma caminhada com cerca de 7km, que irá agora dinamizar os últimos domingos de cada mês nesta aldeia, e que nasceu para “revitalizar o Mercado mensal, que se realiza no mesmo dia, no Largo da Aldeia, e de levar mais pessoas a conhecerem o interior algarvio, nas suas particularidades e contrariedades”. 

De acordo com o comunicado oficial da organização “no mercado, num mar de variados produtos, e com animação musical, encontra também a singularidade desta aldeia. Os artesão locais trabalham ao vivo na cestaria, renda de bilros e na empreita, artes e ofícios que representam esta aldeia da serra algarvia e que vão resistindo ao comércio e à industrialização. Os visitantes podem também encontrar à venda os melhores produtos locais, desde o afamado mel, queijos de cabras e até às saudáveis frutas e legumes”.
De referir que esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia do Azinhal, com os apoios da Casa do Povo e do Rancho Folclórico do Azinhal.

Odeleite terá passeio e afamado «Mercadinho da aldeia» já no Sábado

Um percurso de 8km, que promete desvendar alguns dos recantos paisagísticos da pitoresca aldeia de Odeleite está agendado já para o próximo dia 3 de Fevereiro.“Conhecida pela sua singularidade e encanto, Odeleite é uma aldeia de casario branco, que se estende por uma encosta, até à ribeira de Odeleite. Cartão de visita desta aldeia é a magnífica Barragem de Odeleite, conhecida como o Rio do Dragão Azul, por se desenhar com esses contornos”, pode ler-se na informação oficial da empresa municipal NovBaesuris, organizadora da iniciativa.

O passeio, cujas inscrições decorrem até ao dia 1 de fevereiro, termina com uma prova de produtos da serra na Casa de Odeleite, local onde decorre, durante este dia, o já conhecido “Mercadinho na Aldeia”, que este mês acontece excecionalmente ao sábado, e que porá à venda “os melhores produtos locais, desde o afamado mel, até às peças de artesanato”, garante a organização.

INSCRIÇÕES: 
Telefone: 281 495 843 
Emails: novbaesuris@cm-castromarim.pt | geral@alemvilatours.com

*Valor: 5 euros (inclui guias, seguro e abastecimento a meio do percurso, além da degustação de produtos locais, no final)

Recorde-se que o Baixo Guadiana é dotado de uma rede de percursos pedestres (19 percursos) e de uma Grande Rota (GR15), sob a gestão da Associação ODIANA que ao longo dos anos tem atraído turistas e residentes no Algarve que assim têm descoberto um território de características ímpares.

 

Notícia rectificada às 14:53*

*Por lapso escrevemos que o passeio e Mercadinho da Aldeia em Odeleite aconteciam no Domingo, mas na realidade este mês, e a título excecional, acontecem no próximo sábado.

Imagem de produtos que marcam presença no Mercadinho da Aldeia, em Odeleite
Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.