Festival do Contrabando começa a 23 de Março em Alcoutim

0
100
Trata-se de um festival que preserva e divulga a história do contrabando tradicional que teve lugar no Baixo Guadiana

Alcoutim já está a anunciar a próxima edição do «Festival do Contrabando» que o ano passado constituiu um enorme sucesso e superou as expetativas de muitos.

A edição de 2018 vai acontecer entre 23 e 25 de Março e teve uma apresentação recente na FITUR, Feira Internacional de Turismo que decorreu em Madrid. De acordo com a organização “o Festival do Contrabando é mais que um Festival, é a junção e fusão da homenagem a uma atividade que ao longo da história foi importante para as gentes da fronteira, com as artes e a cultura. A paisagem fronteiriça que desafiava os destemidos na passagem de mercadorias, agora é palco de vários projetos culturais que transportam para o interior das populações e seus visitantes, os sonhos e ambições, trazendo até à Vila Raiana uma oferta cultural que desafia todas as condicionantes existentes”.
Na descrição do festival pode ler-se que “a região de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana foi um dos cenários propícios para a atividade do contrabando, costumando-se dizer que desde que existem fronteiras, existe contrabando”. De referir que Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana estão justamente na linha de fronteira do sul, tendo o rio Guadiana a separá-los (…ou a uni-los).

Trata-se de uma organização do município de Alcoutim que conta com inúmeros apoios de um lado e outro do Guadiana.

 

 

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.