Academia de Ballet Contemporâneo de VRSA com destaque em nível internacional

0
331
Em Orlando, a ABC conseguiu o 1º lugar no Hip Hop e 3º lugar em Dança Contemporânea

A Academia de Ballet Contemporâneo participou na competição «All Dance International» na Cidade de Orlando, no Estado da Florida, Estados Unidos da América com 10 bailarinos com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos. Ali chegaram e obtiveram o 1º lugar no Hip Hop e 3º lugar em Dança Contemporânea. Uma vitória de uma academia recente (com pouco mais de um ano) mas que tem os olhos postos no futuro e na formação dos seus alunos, que são cada vez em maior número. As manifestações de alegria face a este feito foram inúmeras, desde logo, nas redes sociais. E as «boas-novas» começavam a ser divulgadas.

Pelo desenvolvimento geral da cultura e ensino artístico

Constituída a 6 de Abril de 2016, a Academia de Ballet Contemporâneo “tem como fim o fomento e desenvolvimento geral da cultura e ensino artístico, a formação na área das artes do espectáculo e a cooperação e o intercâmbio nacional e internacional”. A diretora artística Ana Margarida Dias considera mesmo que a “a ABC é impar em termos de recursos humanos quer no Algarve quer no âmbito nacional”, explicando que esta academia “para além de ter uma linha pedagógica que permite abraçar não só quem quer desenvolver apenas o lado artístico como também dá a possibilidade de quem quiser poder ter as bases de fazer uma carreira no mundo da dança”. Aqui “todos os membros dos seus departamentos têm formação académica no âmbito em que interagem com a ABC, assim como provas dadas profissionalmente. Se já isto torna a ABC impar o facto de ter uma visão holística das necessidades dos seus alunos e ter departamentos para suprimir estas necessidades faz da ABC um verdadeiro veículo de associativismo e empreendorismo cultural. Os departamentos são pedagogico, gestão imagem e clínico”, garante Ana M. Dias ao nosso jornal.

Sobre o «All Dance International»

«All Dance International» realizou-se nos dias 23 a 26 de Novembro de 2017 na Cidade de Orlando no Estado da Florida, Estados Unidos da América. Teve como Modalidades Participantes: Ballet, neoclássico, lyrical, Dança contemporânea, jazz, teatro musical, danças espanholas, sapateado, danças étnicas, danças latinas, dança árabe e hip hop. A All Dance International Orlando 2017 envolveu Grupos e Escolas de Dança de Todo o Mundo representando os 5 continentes, através de 20 países, contou com 567 Coreografias a concurso e mais de 5 000 bailarinos.  Participamos no festival Norte dança, que se realizou em abril deste ano onde obtivemos um 1 lugar e um 2 lugar, que nos qualificou para a comitiva que representaria Portugal nos Estados Unidos da América.

Direções Artística e Pedagógica

Ana Margarida Dias é ex-Bailarina profissional. Professora Licenciada pelo Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Dança, tendo parte do seu percurso académico feito na Holanda. Tendo dirigido a Academia de Bailado de Braga de 2014 a 2016. Tem como director pedagógico Grabriel Marius Fratian: Iniciou os seus estudos de Dança no Conservatório de Dança de Bucareste Floria Capsali. Dançou repertório clássico em bailados como Coppélia, La Sylphide, Carmen, na Companhia Teatro Lírico Constanta e Teatro Lírico Creova. Licenciou-se na Escola Superior de Dança no Ramo da Educação. Fez o Curso para professores do Método Vaganova. Fundou a Gema, Escola de Dança em Bragança, leccionou na Academia Artist, no Fórum Dança, Orfeão de Leiria. Actualmente lecciona na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.

 

Os bailarinos da ABC em Orlando, Estados Unidos da América
As taças que a ABC trouxe para VRSA
Imagem de um workshop realizado nas instalações da ABC

 

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.