Novbaesuris leva a cabo mais um «Mercadinho na Aldeia» no próximo Domingo

0
98
O próximo mercadinho acontecece dia 3 de Dezembro a partir das 10h.

A 3 de Dezembro, entre as 10h e as 17h, tem lugar mais uma edição do Mercadinho na Aldeia, em Odeleite, concelho de Castro Marim. Trata-se de uma iniciativa da empresa municipal de Castro Marim, Novbaesuris, que no âmbito, especificamente, do património imaterial tem desenvolvido inúmeras iniciativas com a adesão cada vez maior do público.

O «Mercadinho na aldeia» faz com que a gestão da Casa de Odeleite seja dinamizada com os saberes e sabores da serra. Daqueles que têm nas suas mãos o poder de fazer relembrar uma cultura que se aviva e recria num modelo que atrai cada vez mais visitantes à freguesia de Odeleite. É o caso do “Artesanato, doces regionais, compotas artesanais e produtos hortícolas”, como lembra a câmara municipal de Castro Marim, que colabora, a par da junta de freguesia local, neste evento.

O objetivo é que este mercado sirva a preservação do património imaterial local, mas que permita, igualmente, a dinamização de negócio dos diversos produtores que têm acedido a participar.

A pensar nos visitantes, locais e turistas, e na abrangência de público está também criada uma dinâmica que contempla a realização de ateliers de tecelagem e do pão; que está disponível para participante de todas as idades.

Recorde-se que a Casa de Odeleite, que foi adquirida pela Câmara Municipal de Castro Marim em 1999, representou, nas primeiras décadas do século XX, um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia. Comercializava maioritariamente frutos de sequeiro, como a alfarroba, a amêndoa e o figo, mas também a azeitona e os cestos de cana, oriundos dos montes em redor da aldeia.

Atualmente, para além de conhecer a história e visitar a casa, pode conhecer melhor a freguesia, bem como usufruir dos serviços de cafetaria e venda de produtos locais.

A Casa de Odeleite tem sido visitada por inúmeros turistas numa dinâmica de promoção turística articulada entre a Novbaesuris e os operadores turísticos do mercado.

Horário da Casa de Odeleite: 
Diariamente: 09h as 13h e das 14h às 17h

 

 

 

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here