Algarve acolhe «Semana Europeia Vocational Skills» e «Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

0
46
Sessão «As Línguas Ligam-nos» é uma das iniciativas do programa. Uma rede de parceiros com o Centro Europe Direct do Algarve e A CCDR Algarve

Este ano a Semana Europeia Vocational Skills e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  acontecem na mesma semana entre 20 e 24 de novembro no Algarve. O Centro Europe Direct/CCDR Algarve e o Centro Ciência Viva Algarve com um conjunto alargado de parceiros regionais, decidiram fazer uma abordagem conjunta e acrescentar energia e entusiasmo a estas causas, participando ativamente nestes eventos, com um calendário conjunto de iniciativas um pouco por toda a região.

Ateste a diversidade deste certame na página do evento

As iniciativas European Vocational Skills Week, Semana de Ciência e Tecnologia, da Robótica e da Aprendizagem ao Longo da Vida coincidem, este ano, entre 20 e 26 de novembro. No Algarve, um grupo alargado de parceiros decidiram uma abordagem conjunta a todos estes temas e acrescentar-lhes energia e entusiasmo com um calendário comum de iniciativas, na senda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A informação é dada pela CCDR Algarve em comunicado que explica que “asta parceria público-privada junta o Centro Europe Direct, localizado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Algarve), os Centros de Ciência Viva Algarve (Faro), Lagos e Tavira, a Universidade do Algarve, a Agência Portuguesa de Ambiente, através da Administração Regional Hidrográfica do Algarve, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a rede EURES, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Direção de Serviços da Região do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a rede MOVE e a Altice e organiza cerca de vinte eventos ao longo de toda a semana com outros tantos parceiros locais: divulgação científica, competências linguísticas, competências digitais, ações de capacitação diversas, soft skills, hard skills, entre outros”.

European Vocational Skills Week nasceu em 2016

A primeira European Vocational Skills Week realizou-se em 2016, com eventos em Bruxelas e centenas de atividades nos Estados Membros, EFTA e países candidatos da EU, organizados a nível nacional, regional e local. Segundo a Comissão Europeia, “na sociedade de hoje é imperativo que todas as pessoas disponham de um vasto conjunto de aptidões, conhecimentos e competências, incluindo níveis suficientes de literacia, numeracia e competências digitais que lhes permitam realizar todas as suas potencialidades, desempenhar um papel ativo na sociedade e assumir as suas responsabilidades sociais e cívicas”.

Em simultâneo, a Rede de Serviços Públicos de Emprego Europeus, da qual o IEFP faz parte, assinala, entre os dias 13 e 24 de novembro, a 2ª edição dos Dias Europeus do Empregador, com atividades a decorrer ao nível europeu e nacional.

“O IEFP associa-se, novamente, a esta importante iniciativa que visa construir e reforçar parcerias com os empregadores nacionais, e divulgar a oferta do Serviço Público de Emprego. Ao longo de duas semanas, por todo o país, atividades de índole diversa, dinamizadas pelos Serviços de Emprego e Formação Profissional do IEFP, marcam esta iniciativa e, permitem às entidades empregadoras conhecer melhor a oferta de serviços e instalações”, diz a nota de imprensa da organização.

Trata-se de “debater matérias relacionadas com o mercado de trabalho, testemunhar o sucesso dos ex-formandos, conhecer boas práticas na área da reabilitação, participar em workshops temáticos, Seminários e Conferências, visando a troca de ideias sobre as atuais dinâmicas da empregabilidade”.

A CEO da Altice_MEO Claudia Goya defende na mesma linha: “Uma qualificação tem de ser contínua, pois a velocidade não se compadece com um modelo que não seja de continuidade e de manutenção ao longo do tempo”. “Esta é uma transformação muito profunda, que começa nas pessoas e no seu dia-a-dia, na forma como se relacionam, como trabalham, como aprendem”.

Semanas: Ciência e Tecnologia, da Robótica e Aprendizagem ao longo da vida

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), celebrada desde 2004, convida instituições científicas, universidades, escolas e museus a abrir portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, enaltecendo o papel da ciência, motivando para a investigação científica, reforçando a necessidade do espírito crítico e atitude inovadora.

A Semana Europeia da Robótica põe a ênfase na sua importância para as regiões europeias e estão preparados mais de mil eventos por toda a Europa para ligar o púbico, as empresas e os investigadores. A European Robotics Week 2017, de 17 a 27 novembro inclui open days por empresas e laboratórios de investigação, visitas a escolas, palestras dadas por peritos e competições de robots.

A Semana da Aprendizagem ao Longo da Vida que este ano pela primeira vez, vai coincidir com a Semana Europeia de Lifelong Learning – LLLWeek2017, “visa contribuir para o debate e partilha de conhecimento afetos a políticas e práticas de aprendizagem ao longo da vida (ALV) em Portugal, objetivos que se encontram também com os da Semana Europeia das Vocational Skills. Esta semana é dinamizada pela associação “O Direito de Aprender”, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)

Para mais informação e inscrições nos eventos da Semana da C&T e da Robótica contatar o info@ccvalg.pt. Para os eventos da semana VET skills contatar o europedirect@ccdr-alg.pt

 

Artigo atualizado às 12:55 de 16/11/2017

 

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.