Odiana dedicou showcooking ao Figo da Índia na «Feira da Perdiz»

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Conceituados chefes confeccionaram novas receitas do figo-da-índia, mas inspiradas na tradição

No passado sábado, dia 12 de Novembro, houve mais um Showcooking «Choose our Food» no Pavilhão Municipal de Martim Longo. A iniciativa de degustação esteve inserida na X Edição da Feira da Perdiz e nas 3as Jornada Técnicas «Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia». Tratou-se de “uma ação gastronómica que promoveu um importante recurso endógeno do território: o figo da índia. Com a participação dos Chefs Vítor Ramos e Rui Conqueiro do Hilton Vilamoura «As Cascatas Golf Resort & Spa» o figo da índia ganha cada vez mais projeção em torno das sobremesas tradicionais&inovadoras”.

“Vítor Ramos, Mestre Chefe de Pastelaria do Hilton Vilamoura «As Cascatas Golf Resort & Spa» e Rui Conqueiro, foram os reconhecidos chefes que promoveram este produto e confecionaram a sobremesa «Sabores e Aromas de Figo da Índia e suas texturas». Desmistificando e sugerindo já o empratamento: creme de figo verde, mousse de figo amarelo e no topo couli de figo vermelho. Uma verdadeira delícia que encantou os presentes e deliciou os mais gulosos com um produto tradicional confecionado de forma criativa e inovadora. Ainda a referir que esta iguaria constou na carta de sobremesas do Hilton Vilamoura durante um mês com muita aceitação por parte dos clientes”, pode ler-se no comunicado da associação Odiana.

Este showcooking foi “uma iniciativa Odiana/Município de Alcoutim inserida no projeto «Choose our Food» cujos objetivos passam por qualificar, valorizar e promover o património de saberes ancestrais e sabores tão ricos, centrados sobretudo nas potencialidades das Baixas Densidades. Paralelamente a meta é gerar turismo associado ao nicho de mercado agroalimentar”, explica aquela associação para o desenvolvimento local em comunicado.

A entidade, que é gerida pelos muncicípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António frisam que “os showcooking realizados, para além da promoção dos recursos e produtos regionais, pretende atuar também na sensibilização da comunidade para a utilização dos mesmos, de modo a fomentar o consumo de produtos endógenos”. Trata-se de “produtos ligados sobretudo às produções locais agrícolas, às tradições seculares e aos recursos autóctones”. A grande meta deste projeto é que a escolha do consumidor recaia nos produtos endógenos, locais e, por isso mesmo, autênticos.

Recorde que o projeto «Choose our Food» é promovido pela Odiana e surge através de candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020 – Qualificação – Baixa Densidade cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Para mais informações consulte www.facebook.com/associacaoodiana ou contacte através de odiana.comunicacao@gmail.com ou 281 531 171

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