Ponte Alcoutim-Sanlucar aprovada na Assembleia da República

0
89
A ambição da ponte que liga as duas margens tem trespassado as gerações

A Assembleia da República aprovou, a 27 de Outubro, o Projeto de Resolução do PCP que recomenda ao Governo que retome o processo de construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar, desenvolvendo as necessárias diligências – incluindo contactos com as autoridades espanholas e andaluzas – com vista à rápida concretização desta infraestrutura, vital para o desenvolvimento económico e social do Nordeste Algarvio. PS, PSD e CDS abstiveram-se nesta votação.

O PCP lembra que “este é o primeiro passo para a concretização de uma reivindicação antiga das populações de ambas as margens do rio Guadiana. A construção desta infraestrutura terá um impacto importantíssimo na dinamização da economia local e na atração e fixação de novos habitantes, combatendo, dessa forma, um processo acelerado de despovoamento e envelhecimento demográfico que afeta o Nordeste Algarvio há algumas décadas”.

No comunicado do PCP pode ler-se que “ao longo dos anos, o PCP tem-se batido, de forma empenhada e consistente, pela construção de uma ponte sobre o Guadiana, ligando Alcoutim e Sanlúcar. Em julho de 2013, o Grupo Parlamentar do PCP já havia apresentado na Assembleia da República o Projeto de Resolução n.º 798/XII, que recomendava ao Governo a construção da Ponte Internacional do Guadiana entre Alcoutim e Sanlúcar. Essa iniciativa foi chumbada pela maioria PSD/CDS de então, mas mereceu os votos favoráveis de PS, PCP, BE e PEV”.

O PCP recorda que a 27 de Outubro último o “PS alterou o seu sentido de voto, optando por uma abstenção, quando há quatro anos, na oposição, havia votado a favor. Tal alteração de sentido de voto do PS em nada contribui para a concretização do objetivo da construção da Ponte Alcoutim-Sanlúcar”.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.