Odiana promove sessão dedicada à qualidade e segurança alimentar com parceria da NovBaesuris

0
59
Sessão acontece já a 25 de Setembro na associação Odiana

A associação Odiana dá continuidade ao projeto «Choose our Food», sendo que na fase atual já está a ser produzido um ciclo de sessões no âmbito dos produtos agroalimentares. A primeira sessão é realizada em parceria com a empresa municipal NovBaesuris e dedica-se à qualidade e segurança Alimentares. Vai ter lugar a 25 de Setembro, pelas 14h, nas instalações da Odiana em Castro Marim.

Esta temática aborda as Instalações e equipamentos – da unidade de produção; o manuseamento de alimentos – desde a matéria-prima até à venda do produto; as produções artesanais – qualidade versus segurança Alimentar; embalamento e rotulagem; e por fim os alergénios.

Trata-se de uma ação de qualificação para os empresários envolvidos na produção, transformação e comercialização de produtos agroalimentares, de fabrico de cariz artesanal. A meta é eliminar ou minimizar potenciais perigos de segurança alimentar inerentes ao fabrico destes produtos. Os formadores da sessão serão o Engenheiro Alimentar Carlos Brás, da Novbaesuris – Empresa Municipal de Castro Marim, Sandra Faísca e Sofia Duarte – Técnicas de Saúde Ambiental e o Veterinário Municipal Luís Martins.

A inscrição é grátis, mas obrigatória para odiana.comunicacao@gmail.com  ou 281 531 171.

Ciclo de sessões aberto ao público em geral

“No âmbito do projeto «Choose our Food» a Odiana promove um ciclo de sessões, abertas ao público em geral, mas especialmente direcionadas a empresários da restauração e produtores agroalimentares do território”, pode ler-se na nota de imprensa da entidade.

Estando a Odiana focada nas zonas de baixa densidade identificadas no Baixo Guadiana, “o objetivo é a capacitação técnica e incremento das competências de produtores e empresários, bem como o estímulo à dinamização da economia local/regional. Estas sessões de capacitação foram desenhadas tendo em conta as necessidades identificadas pelos empresários, aquando da sua participação nas diversas ações do projeto, designadamente no «Diagnóstico Agroalimentar» e outras sessões presenciais”, explica a entidade.

Este projeto desenvolve atividades orientadas para a cooperação dos setores agroalimentar e turístico, tendo por base a lógica de efeito âncora do setor do Turismo que permite potenciar o desenvolvimento do setor agroalimentar. A entidade sublinha que a iniciativa de 25 de Setembro acontece com o selo da Associação Odiana, e colaboração da NovBaesuris, Empresa Municipal de Castro Marim, no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020, nomeadamente o projeto «Choose our Food» – Qualificação, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Para mais informação consulte: www.facebook.com/associacaoodiana/

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.