Unidade de Saúde de Vaqueiros foi devolvida à população esta terça-feira

0
44
Unidade de Saúde abrange cerca de 400 utentes

Sensivelmente, após quatro anos de os utentes terem visto «trancas na porta» da extensão de saúde de Vaqueiros, concelho de Alcoutim, viram agora, a 29 de Agosto, as portas reabertas e um serviço que foi, assim, devolvido à população. O encerramento daquela unidade de saúde apanhou a população e autarcas de surpresa, em 2013, e desde essa altura que a luta foi sendo travada entre gabinetes. “Foram muitas viagens a caminho de Lisboa para combater este encerramento e de tudo fazer para reabrir as portas desta extensão de saúde que tanta falta faz aos utentes”. O presidente da câmara municipal de Alcoutim, o socialista Osvaldo Gonçalves, em declarações ao Jornal do Baixo Guadiana, explica que agora cerca de 400 pessoas, na esmagadora maioria idosas, estão asseguradas pelos cuidados básicos de saúde que lhes foram retirados  por “quatro longos anos…”.

Escola Primária acolhe Unidade de Saúde

Desta feita a Unidade de Saúde que havia sido encerrada por falta de condições ganhou nova vida no edifício da antiga escola primária que apesar de manter a traça original tem uma dinâmica renovada no seu interior. “A câmara municipal investiu 50 mil euros nesta obra de modo a que cumprisse as regras impostas”. Por aqui podemos encontrar, entre outras divisões, um gabinete médico, outro de enfermagem, uma sala de espera adaptada com recepção e departamento administrativo e uma sala de informática.

Esta extensão de saúde conta com uma equipa de um médico, enfermeiro e administrativo. Funciona duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras da parte da tarde, das 14h às 17h.

São abrangidos os utentes da freguesia de Vaqueiros e os de uma povoação da freguesia vizinha do Pereiro que faz fronteira, e que se chama «Sodes». “Esta situação foi aceite pela ARS e o objetivo é facilitar a acessibilidade a estes utentes que estão muito mais perto da unidade de saúde de Vaqueiros que de Alcoutim”, explicou Osvaldo Gonçalves ao nosso jornal.

União fez a força

A reabertura desta unidade de saúde é um momento histórico para a população afeta que viu há quatro anos degradarem-se os acessos aos cuidados de saúde primários, após o fecho anunciado em Outubro de 2013. De recordar que antes esta unidade funcionava na junta de freguesia de Vaqueiros.

É de referir que a unidade de saúde de Vaqueiros mostra-se uma parceria entre câmara municipal de Alcoutim que levou a cabo a obra de requalificação da escola primária e que está encarregue do transporte de utentes até às consulta; a Administração Regional de Saúde do Algarve que para além da equipa de saúde suportou os custos de climatização e informática; e a junta de freguesia de Vaqueiros que está encarregue pela limpeza daquelas instalações.

 

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.