Alcoutim de tudo faz para se afirmar como : «Capital do Figo da Índia»

0
65
O município pretende valorizar este produto que está cada vez mais na moda

Alcoutim, através de iniciativas levadas a cabo pelo seu município está a afirmar-se como a «Capital do Figo da Índia». Agendado está o 7º Concurso «Aromas e Sabores com Figo da Índia», as 3ªs «Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica» e o «2º Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica», sendo que estas atividades vão acontecer entre Setembro e Novembro.

O concelho de Alcoutim celebra, deste modo, o que considera ser “a unicidade, sublimidade e versatilidade da figueira-da-índia e do seu fruto”.

Está prevista a degustação de inovadoras receitas feitas com esse fruto, um convite aos amantes da fotografia e a presença de especialistas de renome internacional, que estarão em Alcoutim para debater, aprofundar e promover a figueira e o figo da Índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região.

concurso «Aromas e Sabores com Figo da Índia” destina-se a incentivar a inovação e o empreendedorismo de modo a aproveitar os produtos autóctones e a sustentabilidade local, valorizando os saberes milenares da Dieta Mediterrânica. Terá lugar no Salão da Junta de Freguesia de Martim Longo, já no próximo sábado, dia 2 de Setembro.

A inscrição no concurso, que tem as modalidades de Bolos, Doces e Sobremesas e ainda Bebidas, e se destina a profissionais e a amadores, é gratuita e deverá obrigatoriamente ser entregue até sexta-feira, dia 1.

As inscrições podem ser feitas online, através do blogue http://cfigodaindia.blogspot.pt/ ou através do envio de ficha de inscrição devidamente preenchida para: concursofigodaindia@gmail.com ou jfmartim-longo@sapo.pt.

Já o 2º Concurso de Fotografia “WorldLand Opuntia ficus-indica”  está aberto à participação de todos os amantes da fotografia, fotógrafos amadores e profissionais, e tem também o objetivo de promover a unicidade e versatilidade da Figueira-da-índia e do seu fruto.

O concurso está subordinado ao tema “Opuntia ficus indica”, pelo que se consideram enquadradas neste tema fotografias que retratem vários aspetos da Figueira-da-índia, em toda a sua abrangência, e a sua envolvência.

“Pretende-se que cada trabalho fotográfico capte a representação de uma variedade infinita de sensações, muito além da visão – o que os ouvidos ouvem, o que o nariz cheira, o que a mente regista”, explica a organização.
As fotografias concorrentes devem ser entregues até dia 2 de Novembro. Os prémios serão entregues nas 3ª Jornadas “Opuntia ficus-indica de Alcoutim”, no dia 11 de Novembro, no Pavilhão Municipal José Rosa Pereira, em Martim Longo.

O evento «Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia» é organizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Martim Longo, em estreita colaboração com a CGFI – Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira-da-índia, a ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, a APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia de Portugal e o CRCL – Centro Recreativo e Cultural do Laborato, e conta com o alto patrocínio do Restaurante São Gabriel, do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa, do Hotel Apartamento do Golfe, Fun River Animação Turística Lda e da  LIMITE Zero.

 

7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” │ Salão da Junta de Freguesia Martim Longo, Martim Longo
2 de Setembro

Clique aqui para saber mais

2º Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica │ concelho de Alcoutim
Entrega de Fotografias: 2 de Novembro
Entrega de prémios: 11 de Novembro
Exposição: 11 e 12 de Novembro

Clique aqui para saber mais

3ª Jornadas Técnicas “Opuntia ficus-indica de Alcoutim” │ Pavilhão Municipal José rosa Pereira, Martim Longo
11 de Novembro

Integradas na Feira da Perdiz

Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.