Tomatito com passagem memorável por Castro Marim

0
78
Tomatito em concerto no Revelim de Santo António, em Castro Marim (imagem da câmara municipal de Castro Marim)

“O flamenco tem de ser ouvido com o coração como qualquer outro estilo de música; não existe um segredo para o ouvir, apenas há que senti-lo”. Foi desta forma que Tomatito, famoso guitarrista de Flamenco, declarou ao Jornal do Baixo Guadiana a razão pela qual muitos se apaixonam pelo flamenco e se enquadram numa plateia de centenas com uma energia eletrizante, tal como aconteceu esta sexta-feira no concerto que deu no Revelim de Santo António, em Castro Marim. O concerto teve início pelas 22h e prolongou-se até à meia-noite num palco onde Tomatito se apresentou com músicos e bailarino que deram tudo o que tinham sempre “com Paco de Lucía no coração”. Em entrevista ao nosso jornal após o concerto o artista lembrou que “Paco é um mestre universal, reconhecido e admirado em todo o mundo, tendo divulgado a sua cultura de uma forma única”. Tomatito sente-se um “privilegiado” por ter atuado ao lado de Paco e também de se enquadrar num festival em sua honra e homenagem. “O Festival de Lucía é uma forma lembrar este mestre numa terra que também é a sua; Castro Marim”.

Serenata em Monte Francisco em homenagem à mãe de Paco de Lucía

Com uma passagem memorável por Castro Marim Tomatito levou a cabo na sexta-feira, mas da parte da tardeuma serenata no Monte Francisco em homenagem a Luzia Gomes, mãe de Paco de Lucía. “Uma manifestação bonita de lembrar as raízes deste enorme guitarrista”, frisou Tomatito.

Dedicado à arte da guitarra flamenca, Tomatito foi descoberto por Camarón de la Isla, a quem acompanhou durante os últimos 18 anos da sua vida. Atualmente é um dos mais conceituados músicos de flamenco, tendo já atuado ao lado de nomes tão importantes como Paco deLucia, Elton John e Chick Corea. Participou ainda no filme “O Advogado do Diabo”, ao lado de Al Pacino. Em junho de 2004 editou “Aguadulce”, que obteve o Grammy Latino 2005 de Melhor Álbum Flamenco. No dia 17 de agosto, antes do grande concerto em Castro Marim, Tomatito fará uma “Serenata a Lucía”, em Monte Francisco, uma homenagem à mãe de Paco, Luzia Gomes, daqui natural.

Sábado é dia de concerto de Mariza

Tal como já tínhamos avançado em notícia https://www.jornaldobaixoguadiana.pt/2017/08/18/festival-de-lucia-com-mariza-tomatito-e-carlos-saura/ este sábado o Festival recebe a sua madrinha e embaixadora, a nossa voz no mundo, a fadista Mariza, com o seu concerto “Mundo”, pelas 22h00 no estádio de futebol.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.