Barco mais acessível para pessoas com deficiência motora leva mensagem de paz e respeito

0
58
Salvador Mendes apadrinha esta iniciativa que pretende levar Fernando Pinto a competir de novo

O catamarã ‘LO SPIRITO DI STELLA’ partiu hoje, pelas 13h00, da marina de Portimão. A bordo está a Convenção dos Direitos Humanos das pessoas com deficiência motora, entregue pela mão do secretário-geral António Guterres, até ao Papa Francisco. A iniciativa acontece no âmbito do projeto italinao ‘Wheels on Waves’, e levado a cabo pelo capitão Andrea Stella, velejador paraplégico que chefia o barco considerado o mais  acessível para pessoas com deficiência motora. A viagem começou em Nova Iorque e só termina em Itália, mas pelo meio houve momentos de laços e ternura: Andrea Stella casou-se. O principal foco de atenção é atravessar o oceano levando a mensagem de paz e respeito pelas pessoas com deficiência motora. Na realidade, trata-se de uma viagem de 6.000 milhas pela convenção dos direitos das pessoas com deficiência motora.

Mar sem fronteiras

O projeto de cruzamento do Oceano Atlântico esteve desde o dia 25 de junho atracado no Algarve, desta feita em Portimão. Nesta paragem, várias pessoas com deficiência motora tiveram a oportunidade de passar um dia diferente no mar e transmitir que de facto não há barreiras…”O que conta mesmo é a nossa vontade!”, referiu Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, que embarcou neste catamarã com a missão de ajudar o atleta Fernando Pinto. “Embarco neste projeto único no mundo e vou fazer a etapa Portugal – Gibraltar, com o objetivo solidário de apoio ao atleta Fernando Pinto. Iremos fazer um diário de bordo da viagem no facebook e no site da Associação Salvador (www.associacaosalvador.com) onde contaremos as peripécias desta aventura e a evolução da campanha. Acompanhem!”, disse aos jornalistas.

Fernando precisa de ajuda para concretizar sonho

Há 17 anos, Fernando Pinto, sofreu um acidente que o deixou paraplégico. É um lutador e para se manter ativo, pratica vela adaptada. Apesar de ter sido vice-campeão do Mundo não tem um barco adaptado ao seu corpo. Precisa de ajuda para conseguir adquirir um barco e representar Portugal no Europeu em França e no Mundial do Japão! A etapa que Salvador Mendes de Almeida fará no catamarã tem 159 milhas e o valor necessário para apoiar o Fernando é de 7.641€. Para tal a Associação Salvador irá ‘vender’ milhas que representarão o valor necessário para apoiar o Fernando. Cada milha tem o valor de 48€ e poderão associar-se particulares, empresas, grupos de amigos, patrocinando meia milha, uma milha ou mesmo 5 e 10 milhas.

No seguimento da carta enviada ao Papa Francisco, aquando da sua visita a Portugal, este será um novo contacto com o Santo Padre para que as acessibilidades sejam um fator prioritário e para que a mudança de comportamento seja uma realidade.

 

Fernando Pinto luta pela maior acessibilidade no mar e pela mudança de mentalidades

 

 

Publicidade
Partilhar
Susana Helena De Sousa
Formação Superior em Jornalismo (Carteira Profissional 9621): Especialização em Imprensa Escrita pelo Centro Nacional de Formação de Jornalistas (CENJOR) Formação media pela Representação da Comissão Europeia em Portugal Experiência em Jornalismo: Rádio (Voz D'Almada, PAL FM, Guadiana FM), Televisão (TVI, AXN, RTP, Canal História) e Imprensa Escrita (Jornal de Setúbal, Semanário O Algarve, Jornal i, Jornal do Baixo Guadiana); Tese de Licenciatura Bi-Etápica: «Serviço Público de Televisão», (publicação com entrevista a Carlos Pinto Coelho) Co-produção, realização e apresentação do programa de Rádio «Se Dúvidas Existem...», do Núcleo de Estudos e Intervenção Psicolõgica de VRSA Co-produção, realização e apresentação do programa «Viver Aqui», do Núcleo de Imigração da Cruz Vermelha Portuguesa de VRSA para o Alto Comissariado para o Diálogo Intercultural Assistente de Realização para Televisão Produtora para Televisão Escrita para Reportagens Televisivas Escrita de Documentário para TV «O Contrabando no Baixo Guadiana» Escrita do texto filme documental «Um Dia na Santa Casa», de Eduardo Soares Pinto Formação Avançada em Dança Contemporânea (CIRL) Formação Inicial em Teatro (TAS, Teatro O Elefante) Formação Inicial Interpretação para Televisão (Aloysio Filho pela ACT) Participação em antologia poética «5.50» (Poetas do Guadiana) Escrita de prefácio para obra editada (Os Poetas do Guadiana nos meios de comunicação social) e outra obra inédita Autora convidada do livro de contos «Ruas» de Pedro Oliveira Tavares e João Miguel Pereira Revisão de Livro de Contos inédito de Mouji Soares Curandoria de exposição de fotografia de Eduardo Soares Pinto, Espanha Co-organização da exposição internacional de arte «Minha Fukushima» na Eurocidade do Guadiana, da Peace and Art Society Organização da Exposição «Aline´s Project» em VRSA, da Peace and Art Society Apresentação de Galas Moderação de Debates e Tertúlias Apresentação de Livros Organização de eventos Co-fundadora do Eco&Design Hotel «Monte do Malhão» Co-fundadora da Mostra Internacional de Cinema «FRONTEIRAS» Voluntariado para a área da comunicação em IPSS's

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.