Fim do roaming acontece a 15 de Junho

0
41
A partir de 5.ª feira cidadãos da União Europeia vão começar a poupar nas telecomunicações

Depois de vários anos de espera eis que está muito próximo o fim do roaming na União Europeia. Acontece já a 15 de Junho e resulta de um acordo alcançado a 1 de Fevereiro entre o Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu e permitirá que os cidadãos que visitem outro país da União Europeia (UE) deixem de estar sujeitos a tarifários mais caros do que os pagos quando comunicam através do telemóvel no seu país.

Para zonas fronteiriças, como é caso do Baixo Guadiana, esta mudança representa bastante, pois não raras vezes em Portugal os operadores ativos nos telefones vêm de Espanha e apanham os mais desatentos no lado luso em chamadas internacionais. Contudo saiba que quando atravessar uma fronteira da UE após quinta-feira, continuará a receber uma SMS (mensagem escrita recebida no telemóvel) a informar de que estão em ‘roaming’. O mesmo acontecerá a quem não atravessa a fronteira, mas vive em zonas raianas.

Comissão Europeia prevê «Utilização Responsável»

Em determinadas situações legalmente previstas, os operadores poderão estabelecer, nos tarifários, limites de utilização responsável para o serviço de dados em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu, os quais, uma vez ultrapassados, poderão dar lugar à aplicação de uma sobretaxa, em adição ao preço doméstico do serviço de dados.

O acordo alcançado para o fim do ‘roaming’ prevê um preço máximo a retalho – que os operadores podem cobrar uns aos outros pelo ‘roaming’ – de 0,032 euros por minuto (em vez dos actuais 0,05 euros) para as chamadas de voz em ‘roaming’ e de 0,01 euros (menos um cêntimo) para as mensagens escritas (SMS).

No que respeita ao uso de dados móveis está prevista uma redução progressiva dos actuais 50 euros por ‘gigabyte’ para os 7,7 euros por ‘gigabyte’ a partir de quinta-feira, para seis euros a partir de 01 de Janeiro de 2018, 4,5 euros em 2019, 3,5 euros em 2020, três euros em 2021 e 2,5 euros em 2022.

Fim do roaming na UE

Agora quando os cidadãos viajarem para outro país da UE deixarão de estar sujeitos a tarifários mais caros do que os pagos quando comunicam através do telemóvel em Portugal.
As comunicações feitas noutro país da UE serão cobertas pelo pacote nacional.
Cabe aos operadores deixar automaticamente de aplicar a taxa de ‘roaming’.
De acordo com as informações oficiais os clientes que tenham contratado anteriormente tarifários com uma determinada tarifa de ‘roaming’ (por exemplo, com um determinado ‘plafond’ de comunicações em ‘roaming’ incluídas ou com uma tarifa diária para comunicações em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu) devem estar atentos às alterações que sejam introduzidas no tarifário contratado, as quais lhes devem ser previamente comunicadas pelo seu operador, com a antecedência contratualmente estabelecida.

Islândia, Liechtenstein e Noruega com fim de roaming adiado

A partir de quinta-feira, nos 28 países da UE : Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido. Na  será introduzido “pouco depois” de quinta-feira, segundo a Comissão Europeia.

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.