13 de junho – Parabéns ERASMUS! Agora és +

0
23

30 anos e 9 milhões de participantes é o balanço do programa ERASMUS!  Uma história de sucesso! As Cerimónias oficiais aconteceram em Estrasburgo mas as iniciativas multiplicam-se desde o início do ano e em todos os Estados membro foi lançada uma campanha de celebração. O ERASMUS + promete mais.

No Algarve são muitos os projetos as instituições e o número daqueles que já aproveitaram desta experiência. Depois da exposição “A Europa 60 anos depois. A vida na Arte” tentaremos trazer ao algarve ainda a exposição comemorativa da Agência Nacional ERASMUS+,  promover um encontro regional de diversas gerações e trazer outra exposição desta feita de alunos Erasmus do Instituto Politécnico de Leiria “Shapping words”.

A Exposição A Europa 60 anos depois. A vida na arte em Abril ultimo assinalou também a comemoração dos 60 anos da assinatura dos Tratados de Roma ao mesmo tempo que celebrava 30 anos do programa ERASMUS. A curadora Ana Sousa Professora da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa traz-nos trabalhos de alunos de mobilidade obras que revelam o que é viver, estudar e criar, no contexto proporcionado pela adesão à união europeia..diferentes olhares perante uma mesma realidade: infância, velhice, identidade, género, empatia, partilha, conectividade, transformação, tempo. Olhares de que sobressaem três valores basilares: paz, liberdade e diversidade, comuns à arte e à vida na Europa.

O programa ajudou mais de 9 milhões de pessoas a usufruírem de uma estadia noutro país da UE, como estudantes, aprendizes, voluntários, estagiários ou mesmo como professores. Este sucesso é a expressão do desejo dos europeus de serem cada vez mais móveis e de descobrirem como outros vivem, trabalham e estudam.

Até 2025, a UE poderá duplicar o número de participantes no Erasmus+ de modo a que, pelo menos, 7,5 % dos europeus participem neste programa.

Foi lançada uma campanha comemorativa dos 30 anos do programa Erasmus para dar a conhecer as conquistas do programa. No Algarve em vários momentos ao logo do ano de 2017 vamos assinalar a data e promover informação sobre as medidas menos conhecidas do programa: Erasmus para jovens empreendedores ou mobilidade profissional.

Siga a campanha em #ErasmusPlus #EU60

 

CIED Algarve

Publicidade
Partilhar
Centro Europe Direct do Algarve
O Centro Europe Direct do Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia, existindo 19 em Portugal. A Assembleia Geral Anual (AGM ) decorre nornmalmente em outubro e a rede celebrou 10 anos em 2015. Atualmente a Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 19 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal. Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «Todos somos EUropa»!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.