Passeio e oficina recupera identidade e memória mediterrânicas

0
52

A Engenheira hortofrutícola Ana Arsénio promete um passeio já a 4 de Junho, bem como uma oficina de sementes que serão importantes na recuperação da identidade e memória mediterrânicas.

O ponto de encontro está marcado para as 9h30 em Santa Rita para dar início a um passeio, sendo que para as 14h30 está reservada uma oficina de sementes.

“Em Cacela, vamos descobrir uma paisagem marcada por campos de alfarrobeiras, amendoeiras e figueiras, pomares de citrinos, olivais, culturas de sequeiro de cereais e leguminosas (favas, ervilhas e grão de bico) e hortas tradicionais. Elementos que revelam uma memória e uma identidade que será explorada na perspectiva da Agricultura Mediterrânica”, diz-nos o Centro de Investigação e Interpretação do Património de Cacela, localizado em Santa Rita, que pertence ao município de VRSA e que organizador desta iniciativa.

Ao longo do percurso vai haver lugar para interpretar a paisagem, desde muros, sistemas de rega, toponímia dos locais, e falar dos ciclos agrícolas, das culturas (hortícolas e frutícolas de sequeiro e regadio), das técnicas de cultivo e heranças deixadas pelos nossos antepassados.

“Para além do passeio interpretado decorrerá, depois do almoço, uma oficina de sementes. As variedades locais são parte da identidade local e património agrícola, fundamentais para alimentação das regiões mediterrânicas.  Esta oficina pretende informar e sensibilizar para a importância de conservar e manter a produção destas variedades”, esclarece a organização, que sugere que os participantes “tragam uma merenda para um piquenique no campo à hora do almoço”.

De referir que Ana Arsénio é técnica superior agrícola na Associação IN LOCO e licenciou-se em Engenharia Horto-Frutícola pela Universidade do Algarve. Tem participado em vários projectos ligados ao mundo rural e à agricultura biológica, nomeadamente, o PROVE e Iniciativa aHorta. Dinamiza várias oficinas sobre a temática da agricultura e é formadora em cursos de formação ligados também a esta temática. É também sócia da Associação Colher para Semear.

Informações

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), Cacela Velha (junto à cisterna) ou em Vila Real de Santo António (à porta do Arquivo Histórico Municipal), consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar. Para os percursos noturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto e remetendo a ficha de inscrição em anexo.

Valor de inscrição – 3€ (passeio e oficina)

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.