Organização fala em “milhares de pessoas” na Terra de Maio

0
70
A cabra de raça algarvia é o mote desta terra que nos evidencia a autenticidade

De acordo com a organização a “10ª edição da Terra de Maio, de 26 a 28 de maio, registou um enorme sucesso”. A Câmara Municipal de Castro Marim diz mesmo que pelo Azinhal “passaram milhares de pessoas, atraídas pela identidade local que o evento promove, desde a arte, passando pela gastronomia, até à música. Sábado, com o espetáculo do prestigiado humorista Herman José – “ONE (HER)MAN SHOW” -, foi o dia de maior afluência”.

De referir que a ANCCRAL (Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia) voltou a promover a edição do «Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia», um queijo fresco com aproximadamente 40kg e 80 cm de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5kg de flor de sal de Castro Marim. Nesta, que foi a 2ª edição da iniciativa, foram servidas três variedades do queijo fresco: o genuíno queijo fresco, o queijo fresco com ervas aromáticas e uma novidade, queijo fresco com chocolate.

“Promover a Cabra de Raça Algarvia e os saberes e sabores a ela associados, é o mote deste evento, que tem vindo a crescer e a conquistar espaço no calendário de programação cultural do Algarve e também na andaluza”, relembra a organização em comunicado de imprensa.

Concurso da Cabra de Raça Algarvia contou com 11 produtores

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia animou mais uma vez o certame. A competição, que escolhe os melhores exemplares da Cabra de Raça Algarvia, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana. A entrega de prémios decorreu no domingo.

De acordo com a informação oficial “o número de efetivos da cabra de raça algarvia está em crescimento no concelho de Castro Marim. Além de ser rentável em termos de produção de carne, a cabra algarvia tem um excelente potencial leiteiro, permitindo não só a comercialização do mesmo, mas também a produção de derivados”. Recorde-se que “o queijo desta cabra é um produto muito procurado e reconhecido pela elevada qualidade e características organoléticas singulares, reconhecido como o queijo mais saudável, sendo já vendido em grandes superfícies comerciais e servido nos restaurantes da região. O Concurso da Cabra de Raça Algarvia foi uma organização da Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL) em colaboração com o Município de Castro Marim”, tal como esclarece em nota de imprensa o município castromarinense.

Associação ODIANA promoveu showcookings

 

A organização dos showcookings foi integrada no âmbito do projeto «Choose Our Food», da Associação Odiana, cujos objetivos passam por maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do Baixo Guadiana através do reforço da cooperação empresarial entre os setores Agroalimentar e Turístico, tendo em vista a sensibilização para os fatores críticos de competitividade, aprovado no Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação – Baixa Densidade, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, através do FEDER.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, teve a colaboração do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Turismo de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António, Associação Nacional de Criadores de Caprinos de Raça Algarvia (ANCCRAL), Casa do Povo do Azinhal, Associação Recreativa e Cultural do Azinhal, Eurocidade do Guadiana, marca Natural.pt, Gran-Plaza Tavira e Associação Odiana e foi integrada no programa Bandeira Azul.

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.