Extensão de Saúde do Azinhal reabre esta quarta-feira

0
22

De acordo com informação oficial do Ministério da Saúde, a extensão de saúde do Azinhal vai reabrir esta quarta-feira. A reabertura terá lugar às 18h e conta com a presença do secretário de Saúde, Manuel Delgado. De referir que este Pólo de Saúde da Unidade de Saúde Familiar Beasuris de Castro Marim, abrange cerca de 400 utentes e vai funcionar às quartas-feiras das 08h00 à 14h00 com um médico, um enfermeiro e um assistente técnico

Secretário de Estado de visita ao Algarve

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vai efetuar uma visita à Região de Saúde do Algarve já esta quarta-feira, dia 24 de maio, para proceder à inauguração da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina em Vila do Bispo e para presidir à cerimónia da celebração de protocolos de cooperação com diversas entidades regionais no âmbito do Projeto Algarve Coração Seguro no Hotel Alísios em Albufeira.

A visita contempla ainda a deslocação ao concelho de Loulé no âmbito das comemorações da Semana do Município e aos Pólos de Saúde de Bordeira (concelho de Faro) e de Azinhal (concelho de Castro Marim). Estas unidades vão reabrir após terem sido alvo de obras de conservação, beneficiação, requalificação e adaptação funcional, com o objetivo de as dotar de melhores condições de funcionamento, beneficiando tanto os utentes como os profissionais de saúde.

Programa da Visita do Secretário de Estado da Saúde: 

 

  • 10h30 Visita à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Vicentina – Centro de Saúde de Vila do Bispo

 

  • Com sede nas instalações do Centro de Saúde de Vila do Bispo, a UCC Vicentina, constituída como uma unidade funcional integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento da ARS Algarve, funciona de segunda a sexta-feira das 9h00 às 16h00 horas e aos sábados das 9h00 às 13h00 horas (apoio domiciliário dos cuidados continuados integrados), abrange cerca de 5500 utentes, inscritos e residentes no Concelho de Vila de Bispo. Esta é a décima segunda Unidade de Cuidados na Comunidade na região do Algarve (5 no ACES Barlavento; 5 no ACES Central e 2 no ACES Sotavento) que abrange todos os concelhos da Região. 
  • 12h00 – Projeto do Centro de Saúde das Brincadeiras
    • Visita ao Projeto do Centro de Saúde das Brincadeiras, no Parque Municipal de Loulé, onde os profissionais irão dar a conhecer os vários serviços de saúde às crianças, com o intuito de demonstrar que é um espaço onde também se pode brincar e aprender, desmistificando o medo relativamente às instituições de saúde, deslocando-se depois ao terreno disponibilizado pela autarquia para a construção de raiz da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé.

 

  • 15h00 – Assinatura do protocolo de cooperação – Projeto Algarve Coração Seguro
    • Entidades: Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC), a Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve, I.P, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a Associação Empresarial da região do Algarve (NERA), a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA)
    • Objetivo desta cooperação: garantir mais saúde, segurança e bem-estar a população do Algarve e a todos aqueles que nos visitam. O ABC vai promover a realização de ações de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE) destinadas a operadores turísticos, hoteleiros, espaços comerciais e públicos, com vista a dotar e reforçar a capacidade de resposta dos profissionais da área do turismo e das diversas unidades hoteleiras da região para a prestação de primeiros socorros em situações de emergência.

Local: Hotel Alísios em Albufeira

 

  • 17h00 – Reabertura da Extensão de Saúde de Bordeira (concelho de Faro)
  • Este Pólo de Saúde da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Faro abrange cerca de 362 utentes, e vai funcionar às Quintas-feiras, das 09h00 às 17h00 com 1 médico, 1 enfermeiro e 1 assistentes técnico.

 

  • 18h00 – Reabertura da Extensão de Saúde de Azinhal (concelho de Castro Marim)
  • Este Pólo de Saúde da Unidade de Saúde Familiar Beasuris de Castro Marim, abrange cerca de 400 utentes e vai funcionar às quartas-feiras das 08h00 à 14h00 com 1 médico, 1 enfermeiro e 1 assistente técnico
Publicidade
Partilhar

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.